Skip to content

Compostagem Orgânica – Saiba o que é – Como Fazer

Fazer uma compostagem orgânica é muito mais fácil que você imagina. Você pode utilizar a maior parte do seu lixo orgânico para enriquecer o solo da sua horta.




Um sistema de compostagem pode ser iniciado em latas de lixo, caixas de madeira ou simplesmente fazer uma pilha no seu quintal.




E é uma excelente maneira de ajudar o meio ambiente.

compostagem organica domesticaO que é compostagem orgânica

Compostagem é o suplemento mais importante que você pode adicionar a sua horta orgânica.




A compostagem é um material rico em nutrientes que restaura a vitalidade do solo empobrecido. E o mais importante é bom para o meio ambiente, fácil de fazer e é gratuito.

como fazer compostagem organica passo a passo

Os benefícios da compostagem orgânica

A compostagem é um condicionador de solo que pode ser feito através da mistura de alguns materiais como grama, folhas, galhos, serragem, resto de comida, etc.

Essa mistura proporciona nutrientes as plantas e ajuda a manter o solo úmido.

Recicla o lixo orgânico A compostagem pode eliminar até 30% do lixo domestico.

Benéficos ao solo: Os organismos microscópicos no composto, ajudam a quebrar materiais orgânicos para o uso da planta e evitam doenças.

Redução dos aterros sanitários: A maioria dos aterros no Brasil estão no seu limite máximo da capacidade. Cerca de um terço dos resíduos são compostos orgânicos.

Redução na emissão de gases de efeito estufa: Você  contribuirá com o meio ambiente reduzindo a emissão de gases do efeito estufa

compostagem organica

O que adicionar na sua compostagem orgânica

Você pode adicionar terra ao seu composto. isso vai ajudar a eliminar o mal cheiro e os microrganismos acelerarão o processo de compostagem.

Não colocar na sua compostagem carne, ossos ou restos de peixe, porque isso atraíra pragas e ervas daninhas.

Evitar cascas de banana, cascas de pêssego e cascas de laranja pois podem contem resíduos de pesticidas.

Você pode colocar serragem ao composto desde que seja pouco e misture bem para evitar aglomeração. Certifique-se que a serragem esteja limpa e sem óleo.

Folhas e gramas cortadas também são excelentes para compostagem, mas devem ser misturados com outros materiais. Evite colocar camadas espessas, porque eles vão se juntar e reduzir a ventilação o que retarda o processo de compostagem.

Alguns materiais da sua compostagem irão demorar mais para se decompor, mas se você quiser acelerar o processo de compostagem, corte o material maior em pedaços menores.

como fazer compostagem organica

Como fazer uma compostagem orgânica

1 – Inicie o processo de criação da compostagem em terra nua, isso permite os microrganismos benéficos faça o arejamento do composto.

2 – Coloque as palhas e galhos primeiro, isso ajuda na drenagem e ventilação do solo.

3 –  Adicione os materiais da compostagem alternando entre úmidos e secos.

Ingredientes úmidos são restos de comida, saquinhos de chá, algas marinhas, etc.

Os materiais secos são palhas, folhas, serragem, cinzas de madeira, etc.

4 – Adicione esterco, grama cortada ou qualquer outra fonte de nitrogênio, isso ativa a compostagem e acelera o processo.

5 – Mantenha o composto úmido.  Ocasionalmente adicione água ou deixe a chuva fazer o trabalho.

6 – Cubra com qualquer coisa que você tenha como madeira, folhas de plásticos, tapetes, etc. A cobertura ajuda na retenção da umidade e do calor, itens essenciais para o composto.

A cobertura também evita o excesso de água da chuva. O composto deve estar úmido e não encharcado.

7 – Mexa a compostagem uma vez por semana para oxigenação do composto. O oxigênio é importante para o funcionamento perfeito do processo. Uma vez formado a sua compostagem, adicione mais materiais e misture-os.

Nota: Todos os materiais utilizados na compostagem são de carbono ou baseados em nitrogênio. O segredo para o sucesso da sua compostagem é manter o equilíbrio entre esses dois  elementos.

Materiais ricos em carbono: Folhas secas, cascas, pedaços de madeira, pó de serra, sacolas de papel trituradas, sabugo de milho, filtros de café, casca de ovo, palha, cinza de madeira, etc.

Materiais ricos em nitrogênio: Resto de comida, grama cortada, folhas verdes, etc.

Uma compostagem saudável deve ter muito mais carbono do que nitrogênio. A regra é simples, use um terço materiais ricos em hidrogênio e o restante carbono.

Separamos um vídeo onde também explicado como fazer a compostagem.

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais…