No artigo de hoje falaremos sobre a compostagem orgânica.
Você sabia que metade dos resíduos produzidos nas residências brasileira, é composto por materiais orgânicos, que são cascas de frutas e legumes, folhas e restos de alimento?
Saiba que podemos transformar esse material orgânico encontrado no lixo em adubo natural. Eles podem ser usados na agricultura, em jardins, plantas, substituindo o uso de produtos químicos. Esse processo também ajuda na redução do aquecimento global.
Fazer uma compostagem orgânica é muito mais fácil que você imagina. Você pode utilizar a maior parte do seu lixo orgânico para enriquecer o solo da sua horta.
Um sistema de compostagem pode ser iniciado em latas de lixo, caixas de madeira ou simplesmente fazer uma pilha no seu quintal. E é uma excelente maneira de ajudar o meio ambiente.
O que é compostagem orgânica
A compostagem é um material rico em nutrientes que restaura a vitalidade do solo empobrecido. E o mais importante é bom para o meio ambiente, fácil de fazer e é gratuito. Compostagem é o suplemento mais importante que você pode adicionar a sua horta orgânica.
Os benefícios da compostagem orgânica

A compostagem é um condicionador de solo que pode ser feito através da mistura de alguns materiais como grama, folhas, galhos, serragem, resto de comida, etc. Essa mistura proporciona nutrientes as plantas e ajuda a manter o solo úmido.
Veja os benefícios da compostagem:
- Recicla o lixo orgânico: A compostagem pode eliminar até 30% do lixo domestico.
- Benéficos ao solo: Os organismos microscópicos no composto, ajudam a quebrar materiais orgânicos para o uso da planta e evitam doenças.
- Redução dos aterros sanitários: A maioria dos aterros no Brasil estão no seu limite máximo da capacidade. Cerca de um terço dos resíduos são compostos orgânicos.
- Redução na emissão de gases de efeito estufa: Você contribuirá com o meio ambiente reduzindo a emissão de gases do efeito estufa
O que adicionar e o que não colocar na sua compostagem orgânica
- Você pode adicionar terra ao seu composto, isso vai ajudar a eliminar o mal cheiro e os microrganismos acelerarão o processo de compostagem.
- Não colocar na sua compostagem carne, ossos ou restos de peixe, porque isso atraíra pragas e ervas daninhas. Evitar cascas de banana, cascas de pêssego e cascas de laranja pois podem contem resíduos de pesticidas.
- Você pode colocar serragem ao composto desde que seja pouco e misture bem para evitar aglomeração. Certifique-se que a serragem esteja limpa e sem óleo.
- Folhas e gramas cortadas também são excelentes para compostagem, mas devem ser misturados com outros materiais.
- Evite colocar camadas espessas, porque eles vão se juntar e reduzir a ventilação o que retarda o processo de compostagem.
Alguns materiais da sua compostagem irão demorar mais para se decompor, mas se você quiser acelerar o processo de compostagem, corte o material maior em pedaços menores.
Como fazer uma compostagem orgânica passo a passo
- Inicie o processo de criação da compostagem em terra nua, isso permite os microrganismos benéficos faça o arejamento do composto.
- Coloque as palhas e galhos primeiro, isso ajuda na drenagem e ventilação do solo.
- Adicione os materiais da compostagem alternando entre úmidos e secos. Ingredientes úmidos são restos de comida, saquinhos de chá, algas marinhas, etc. Os materiais secos são palhas, folhas, serragem, cinzas de madeira, etc.
- Adicione esterco, grama cortada ou qualquer outra fonte de nitrogênio, isso ativa a compostagem e acelera o processo.
- Mantenha o composto úmido. Ocasionalmente adicione água ou deixe a chuva fazer o trabalho.
- Cubra com qualquer coisa que você tenha como madeira, folhas de plásticos, tapetes, etc. A cobertura ajuda na retenção da umidade e do calor, itens essenciais para o composto. A cobertura também evita o excesso de água da chuva. O composto deve estar úmido e não encharcado.
- Mexa a compostagem uma vez por semana para oxigenação do composto. O oxigênio é importante para o funcionamento perfeito do processo. Uma vez formado a sua compostagem, adicione mais materiais e misture-os.
Nota: Todos os materiais utilizados na compostagem são de carbono ou baseados em nitrogênio. O segredo para o sucesso da sua compostagem é manter o equilíbrio entre esses dois elementos.
- Materiais ricos em carbono: Folhas secas, cascas, pedaços de madeira, pó de serra, sacolas de papel trituradas, sabugo de milho, filtros de café, casca de ovo, palha, cinza de madeira, etc.
- Materiais ricos em nitrogênio: Resto de comida, grama cortada, folhas verdes, etc.
Uma compostagem saudável deve ter muito mais carbono do que nitrogênio. A regra é simples, use um terço materiais ricos em hidrogênio e o restante carbono.
Separamos um vídeo:
Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais…