Skip to content

9 Grandes Razões Pelas Quais Você Deve Beber Café Orgânico

Café orgânico X café convencional: Você sabe a diferença? Será que vale a pena pagar mais pelo café orgânico?




Estudos apontaram que produtos químicos agrícolas como pesticidas, inseticidas, herbicidas e fungicidas foram apresentados como causadores de câncer e danos aos sistemas reprodutivo e nervoso.

Compostagem Orgânica
Como Produzir O Próprio Alimento Orgânico Descubra

Por isso, é importante que você avalie a compra do seu café não somente pelo preço e sim pela qualidade que o café orgânico proporciona.

café organico

O que é o café orgânico?

Para que o café seja certificado como orgânico, ele precisa ser cultivado e processado de acordo com algumas regras rígidas.




Os padrões que estabeleceram são projetados para promover o ciclo sustentável dos recursos agrícolas, o equilíbrio ecológico e a conservação da biodiversidade.

O pé do café orgânico também são suscetíveis a pragas, mas nenhum fertilizante sintético ou pesticidas podem ser usados ​​se a fazenda quiser manter seu status orgânico.

Uma fazenda para poder conseguir a certificação de seus produtos como orgânicos não poderá utilizar pesticidas sintéticos e fertilizantes durante um período de três anos.

Somente pesticidas e fertilizantes naturais podem ser usados ​​nessas fazendas. Os agricultores orgânicos devem usar a prevenção como sua principal arma como controle de pragas.




Os fertilizantes utilizados pelos agricultores são esterco, compostos, sobras do café orgânico ao invés de tipos sintéticos que os cafeicultores convencionais usam.

O café orgânico é normalmente produzido em locais onde o ambiente natural e os ecossistemas são mantidos.

Isso significa que as outras plantas, animais e insetos contribuem para a fertilização natural do solo, por isso, são menos suscetíveis a erosão.

Todos esses requisitos, combinado com a escala reduzida, tornam o cultivo do café orgânico mais caro do que o café normal. Vale a pena?

café organico comprar

Benefícios do café orgânico para a saúde

É óbvio que o café orgânico é mais saudável porque não foi tratado com pesticidas e fertilizantes químicos.

No entanto, há um benefício adicional porque o solo onde o café orgânico é cultivado tem nutrientes naturais que aumentam o valor nutritivo dos grãos de café.

Além disso, o café tem potenciais benefícios para a saúde devido ao seu conteúdo antioxidante.

Um estudo publicado na revista “Plant Foods for Human Nutrition” descobriu que os antioxidantes no café orgânico diminuem o estresse oxidativo no corpo, reduzindo o risco de doenças como câncer e inflamações no organismo.

Outro estudo, publicado no “Journal of Nutrition and Metabolism”, descobriu que o café pode ajudar a prevenir e tratar diabetes, reduzindo os níveis de açúcar no sangue após as refeições.

1 – Café orgânico ajuda na perda de peso

Um benefício negligenciado do café é que ajuda as pessoas a se movimentarem, ficar ativo ajuda na queima de calorias mais rapidamente.

A natureza da cafeína é acelerar o metabolismo do corpo aumentando a queima de calorias.

Alem disso o café diminui seu apetite ajudando você a permanecer firme na sua dieta para alcançar seus objetivos.

2 – Café orgânico melhora a saúde cardíaca

Embora muita cafeína possa aumentar a pressão arterial, a pesquisa revelou que os bebedores de café regulares podem reduzir o risco de ter um acidente vascular cerebral.

Nas mulheres, o café pode diminuir o risco de doenças cardíacas . A sua pressão arterial pode aumentar temporariamente, mas isso não significa que você terá acidente vascular cerebral ou uma doença cardíaca.

O café orgânico consumido de forma moderada trabalha para limpar o sistema e manter seu coração funcionando em um nível ótimo.

3 – Café orgânico previne a diabetes

Este é um benefício recém-descoberto sobre o café. Nos últimos anos estudos mostraram que as pessoas que consomem regularmente a bebida têm uma chance entre 23 a 50%  menor de desenvolver diabetes.

O estudo abrangeu cerca de meio milhão de pessoas e mostrou resultados muito interessantes.

Isso pode ser devido a diminuição do apetite devido ao consumo do café, ou simplesmente fato de tornar as pessoas mais ativas, reduzindo fatores de risco que causam diabetes.

4 – Café orgânico previne câncer

Compostagem Orgânica
Como Produzir O Próprio Alimento Orgânico Descubra

Parece que todos estão sempre procurando a cura mágica do câncer, pois a doença é uma das mais mortíferas e generalizadas do planeta.

O café não é tradicionalmente considerado como anti-cancerígeno, mas tem sido associado especificamente à prevenção de dois tipos de câncer: câncer de fígado e colorretal, que são a terceira e a quarta formas mais mortais de câncer, respectivamente.

5 – Café orgânico reduz a Depressão  

Os efeitos naturais do café orgânico energizam e ativam a mente e o corpo. Isso pode ajudar as pessoas que sofrem de depressão e até foi ligado a uma redução de ocorrência de tendências suicidas.

No entanto se o café for consumido em excesso pode causar ansiedade e mudanças de humor. Lembre-se, tudo precisa de moderação!

6 – Café orgânico aumenta o seu metabolismo

Um dos papéis essenciais das vitaminas B em nosso corpo é regular e orientar nossa atividade metabólica.

Os níveis significativos de niacina, ácido pantotênico e riboflavina significam que o café orgânico otimiza nossa eficiência metabólica, ajuda a manter os níveis hormonais equilibrados e mantem seu corpo funcionando sem problemas.

7 – Café orgânico pode proteger seu o fígado

Embora esta seja ainda uma área que está sendo fortemente pesquisada, o consumo de café tem sido associado a uma melhor saúde do fígado, particularmente na prevenção de cirrose, hepatite e doenças hepáticas.

Estudo mostrou que o consumo regular de café resultou em uma redução de até 80% das pessoas desenvolverem cirrose no fígado.

8 – Nutrientes do café orgânico

Os grãos de café possuem importantes compostos orgânicos e nutrientes, incluindo uma variedade de vitaminas como a riboflavina , ácido pantotênico e niacina, potássio, manganês e magnésio.

Talvez o mais importante é a cafeína que proporciona uma gama de benefícios para a saúde quando consumidos com moderação nos horários certos durante o dia.

9 – Consumo regular do café Melhora a Função Cognitiva

É fato conhecido que o café ajuda melhorar o foco mental. A cafeina estimula o cérebro aumentando sua atenção.

O consumo regular de café ajuda na prevenção a degradação mental a medida que envelhecemos.

Estudos mostraram que pessoas idosas que consomem café de forma regular e moderada são 60% menos propensas a desenvolver doenças como demência e Alzheimer.

Manter suas sinapses ativas com cafeína não é uma má ideia!

como plantar cafe organico

Benefícios do café orgânico para o meio ambiente

Ao contrário do café convencional, o café orgânico não promove o desmatamento. Na verdade, ajuda na conservação da vida selvagem, aves, vegetação e prevenção da erosão e doenças do solo.

A vegetação natural retem e aumenta a fertilização natural do solo. Os nutrientes do solo são retidos e reabastecidos naturalmente para uma agricultura sustentável que continuará produzindo ano após ano.

cafe organico onde comprar

Benefícios do café orgânico para o agricultor

Muitas vezes, agricultores que produzem café orgânico vendem seus produtos a um valor mais justo, o que garante um salário maior aos seus funcionários.

O café orgânico ganha certificação por não utilizarem produtos químicos garantindo alta qualidade aos consumidores.

Benefícios sociais na produção do café orgânico

Não gosto da ideia de desfrutar de uma xícara de café à custa da saúde ou da qualidade de vida de outra pessoa. Quando bebo café orgânico, sei que o fazendeiro e seus trabalhadores não precisaram respirar pesticidas sintéticos ou herbicidas para produzi-lo.

Eu aproveito muito mais agora meu café , sabendo que as pessoas que trabalharam na sua produção não vão ficar doentes.

As fazendas são geralmente cercadas por comunidades de pessoas locais e a agricultura orgânica os mantém mais saudáveis ​​do que a agricultura convencional.

As áreas onde o café orgânico é cultivado são normalmente áreas rurais onde os moradores contam com fontes de água locais para suas necessidades.

Os métodos utilizados na agricultura orgânica garantem que essas comunidades possam continuar a desfrutar da água e do ar limpo enquanto se beneficiam das oportunidades de emprego que a fazenda oferece.

Isso também significa que, quando estão no trabalho, estão em um ambiente de trabalho seguro.

Conclusão

A experiência de ter uma boa xícara de café sabendo que estou apoiando uma agricultura sustentável e comunidades saudáveis. 

Saber que nenhum pesticida sintético ou fertilizantes chegaram perto do meu café também significa que eu estou tomando uma decisão mais saudável. Se quiser desfrutar da mesma paz de espírito, faça o seguinte:

  •  Certifique-se de que o café que você compra é certificado como orgânico.
  •  Compreenda que alguns pequenos produtores de café talvez não consigam pagar a certificação, mas ainda podem usar métodos orgânicos. Faça sua pesquisa e apoie pequenos produtores.
  •  Mesmo que o café seja certificado como orgânico, é uma boa ideia verificar se eles também empregam praticam um preço justo.
  •  O café orgânico é um pouco mais caro, mas os benefícios para a saúde e a liberdade de desfrutar um bom café faz valer a pena.

vale a pena saber que o café orgânico beneficia não só a sua saúde, mas também dos agricultores e do meio ambiente!

Caso você queira saber mais sobre alimentos orgânicos clique aqui.

Compostagem Orgânica
Como Produzir O Próprio Alimento Orgânico Descubra

Se o artigo foi interessante para você compartilhe com seus amigos ou em caso de dúvida deixe seu comentário abaixo.

 

Comentários

Comentários