Skip to content

Alimentos orgânicos: o que você precisa saber





Os alimentos orgânicos são realmente melhores para sua saúde mental e física?  Os OGM e os agrotóxicos causam câncer e outras doenças? O que todas essas questões significam?

Este artigo pode ajudá-lo a fazer melhores escolhas sobre compras orgânicas, incluindo em como tornar a alimentação orgânica mais acessível, como produzir o próprio Alimento Orgânico




Para que você entenda sobre alimento orgânico é necessário que saiba alguns itens importantes sobre eles:

O que significa “orgânico”?

comida organica

O termo “orgânico” refere-se à forma como os produtos agrícolas são cultivados e processados.




Embora os regulamentos variam de país para país, as culturas orgânicas devem ser cultivadas sem o uso de agrotóxicos sintéticos, genes de bioengenharia (OGM), fertilizantes à base de petróleo e fertilizantes à base de lodo de esgoto.

O gado orgânico criado para carne, ovos e produtos lácteos deve ter acesso ao ar livre e receber alimentos orgânicos. Eles não podem receber antibióticos, hormônios de crescimento ou quaisquer subprodutos animais.

Orgânicos x Inorgânicos

Produtos orgânicos:

  • Crescido com fertilizantes naturais (adubo, composto).
  • As ervas daninhas são controladas naturalmente (rotação de culturas, remoção a mão,  e cultivo).
  • As pragas são controladas usando métodos naturais (aves, insetos, armadilhas) e agrotóxicos naturalmente derivados.

Produtos cultivados de forma tradicional:

  • Crescido com fertilizantes sintéticos ou químicos.
  • As ervas daninhas são controladas com agrotóxicos químicos.
  • As ervas daninhas são controladas com agrotóxicos químicos.
  • As pragas são controladas com agrotóxicos sintéticos

Carne orgânica, lácteos, ovos:

  • O gado recebe todos os alimentos orgânicos, hormonais e livres de OGM.
  • A doença é prevenida com métodos naturais, como habitação limpa, pastagem rotacional e alimentação saudável.
  • A criação animal deve ter acesso ao exterior.

Carne, lácteos, ovos coletados de forma tradicional

  • Os animais obtêm hormônios de crescimento para um crescimento mais rápido, além de consumirem alimentos inorgânicos.
  • Antibióticos e medicamentos são usados ​​para prevenir a doença do gado.
  • A criação animal pode ou não ter acesso ao exterior.

produto organico

Os benefícios dos alimentos orgânicos

A forma como o seu alimento é cultivado ou criado pode ter um grande impacto na sua saúde mental e emocional, bem como no meio ambiente.

Os alimentos orgânicos geralmente têm nutrientes mais saudáveis, como os antioxidantes, do que os seus alimentos inorgânicos e pessoas com alergias a alimentos, produtos químicos ou conservantes, muitas vezes acham que seus sintomas diminuem ou desaparecem quando comem apenas alimentos orgânicos.

O produto orgânico contém menos agrotóxicos. Produtos químicos como fungicidas, herbicidas e inseticidas são amplamente utilizados na agricultura tradicional e os resíduos permanecem nos alimentos que comemos.

Os alimentos orgânicos são muitas vezes mais frescos porque não contém conservantes que fazem durar mais tempo. O produto orgânico é muitas vezes produzido areas pequenas perto de onde é vendido.

A agricultura orgânica é a melhor para o meio ambiente.  As práticas agrícolas orgânicas reduzem a poluição, conservam a água, reduzem a erosão do solo, aumentam a fertilidade do solo e usam menos energia. A agricultura sem agrotóxicos também é melhor para pássaros e animais próximos, bem como pessoas que vivem perto de fazendas.

Os animais criados de forma orgânica NÃO recebem antibióticos, hormônios de crescimento ou subprodutos animais alimentados. A alimentação de subprodutos de animais de gado aumenta o risco de doença de vaca louca e o uso de antibióticos pode criar bactérias resistentes a antibióticos. Os animais de criação orgânica recebem mais espaço para se deslocar, o que ajuda a mantê-los saudáveis.

A carne e o leite orgânicos são mais ricos em certos nutrientes. Os resultados de um estudo de 2016 mostram que os níveis de certos nutrientes, incluindo os ácidos graxos ômega-3, foram até 50% mais elevados em carne e leite orgânicos do que nas versões inorgânicas.

Os alimentos orgânicos são livres de OGM. Os organismos geneticamente modificados (OGM) ou alimentos geneticamente modificados (GE) são plantas cujo DNA foi alterado de maneiras que não podem ocorrer na natureza ou no cruzamento tradicional, mais comumente para serem  resistentes a agrotóxicos ou produzir um inseticida.

O benefício de alimentos orgânicos cultivados localmente

Financeiro: O dinheiro permanece dentro da economia local e mais dinheiro vai diretamente para o agricultor, em vez de ir para outros locais como marketing e distribuição.

Transporte: O produto deve ser colhido enquanto ainda está amadurecendo e depois levado para “amadurecer” depois do transporte ou o alimento é altamente processado em fábricas usando conservantes, irradiação e outros meios para mantê-lo estável para o transporte.

Saudável: O alimento orgânico é colhido quando maduro e, portanto, mais fresco e cheio de sabor.

O que são OGM e como influenciam nos alimentos orgânicos

O debate em curso sobre os efeitos dos OGM(organismos geneticamente modificados) na saúde e no meio ambiente é controverso. Na maioria dos casos, os OGM são projetados para tornar as culturas alimentares resistentes a herbicidas e / ou produzir um inseticida.

Por exemplo, grande parte do milho doce consumido é geneticamente modificado para ser resistente ao herbicida e produzir seu próprio inseticida.

Os OGM também são comumente encontrados nos cultivos, como soja, alfafa, abóbora, abobrinha, papaia e canola, e estão presentes em muitos cereais matinais e grande parte dos alimentos processados ​​que comemos. Se os ingredientes de uma embalagem incluírem xarope de milho ou lecitina de soja, é provável que contenha OGMs.

Os OGM estão seguros?

Muitos defensores da segurança alimentar apontaram que nenhum estudo de longo prazo já foi realizado para confirmar a segurança do uso de OGM, enquanto alguns estudos em animais indicaram que o consumo de OGM pode causar danos nos órgãos, o crescimento lento do cérebro e o espessamento do aparelho digestivo.

Os OGM têm sido associados ao aumento dos alergias alimentares e problemas gastrointestinais em seres humanos. Embora muitas pessoas pensem que a alteração do DNA de uma planta ou animal pode aumentar o risco de câncer, a pesquisa até agora não foi comprovada.

alimentação organica

A alimentação orgânica é livre de agrotóxicos?

Um dos principais benefícios de comer orgânicos é menor nível de agrotóxicos. No entanto, apesar da crença popular, as fazendas orgânicas utilizam agrotóxicos.

A diferença é que eles apenas usam agrotóxicos naturalmente derivados, ao invés dos agrotóxicos sintéticos utilizados nas fazendas comerciais inorgânicas. Acredita-se que os agrotóxicos naturais sejam menos tóxicos, porém alguns têm riscos para a saúde. Dito isto, sua exposição a agrotóxicos nocivos será menor ao comer orgânico.

Quais são os possíveis riscos de agrotóxicos?

A maioria de nós tem acumulo de exposição a agrotóxicos em nossos corpos devido a numerosos anos de exposição. Este “fardo corporal” químico, pode levar a problemas de saúde como dores de cabeça, defeitos de nascença e pressão alta sobre os sistemas imunológicos enfraquecidos.

Alguns estudos indicaram que o uso de agrotóxicos, mesmo em baixas doses, pode aumentar o risco de certos tipos de câncer, como leucemia, linfoma, tumores cerebrais, câncer de mama e câncer de próstata.

Crianças e fetos são mais vulneráveis  à exposição a agrotóxicos porque seus sistemas imunológicos, corpos e cérebros ainda estão em desenvolvimento. A exposição numa idade precoce pode causar atrasos no desenvolvimento, distúrbios comportamentais, autismo, danos ao sistema imunológico e disfunção motora.

As mulheres grávidas são mais vulneráveis devido ao aumento do estresse que os agrotóxicos colocam em seus órgãos já tributados. Além disso, os agrotóxicos podem ser passados ​​de mãe para filho no útero, bem como através do leite materno.

O uso generalizado de agrotóxicos também levou ao surgimento de “super ervas daninhas” e “super bugs”, que só podem ser mortos com venenos extremamente tóxicos, como o ácido 2,4-diclorofenoxiacético (um ingrediente principal no agente de laranja).

O produto de lavagem e descamação se livra de agrotóxicos?

O enxaguamento reduz, mas não elimina os agrotóxicos. Peeling às vezes ajuda, mas os nutrientes valiosos muitas vezes vão para baixo o dreno com a pele. A melhor abordagem: coma uma dieta variada, lave e esfregue todos os produtos completamente e compre orgânicos sempre que possível.

Qual a melhor forma de comprar alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos são muitas vezes mais caros do que os alimentos de forma tradicional cultivados. Mas se você definir algumas prioridades, pode ser possível comprar alimentos orgânicos e ficar dentro do seu orçamento familiar.

Alguns produtos inorgânicos precisam ser evitados

Alguns tipos de produtos inorgânicos são muito maiores em agrotóxicos do que outros e devem ser evitados. Outros são baixos o suficiente para comprar e é relativamente seguro. 

Frutas e legumes orgânicos

Segue abaixo as seguintes frutas e vegetais têm os maiores níveis de agrotóxicos, portanto, são melhores para comprar somente  orgânicos:

  • Pepinos
  • Aipo
  • Batatas
  • Uvas
  • Tomate cereja
  • Abobrinha
  • Nectarinas (importadas)
  • Pêssegos
  • Espinafre
  • Morangos
  • pimentas quentes

Frutas e legumes que você não precisa comprar orgânico

Conhecido como os mais limpos estas frutas e vegetais cultivados de forma inorgânica são geralmente baixos em agrotóxicos.

  • Espargos
  • Abacate
  • Cogumelos
  • Repolho
  • Milho doce
  • kiwi
  • Manga
  • Cebola
  • Mamão
  • Abacaxi
  • Berinjela

Alimentos orgânicos como carne, ovos e produtos lácteos

Enquanto alguns especialistas sustentam que comer gordura saturada de qualquer fonte aumenta o risco de doença cardíaca, outros especialistas em nutrição afirmam que comer carne orgânica alimentada com pastagem e produtos lácteos orgânicos não tem os mesmos riscos.

Não é a gordura saturada que é o problema, dizem eles, mas a dieta não natural de um animal cultivado industrialmente que inclui milho, hormônios e medicação.

Outras formas de manter o custo dos alimentos orgânicos dentro do seu orçamento

  • Faça compras nos mercados dos agricultores.  Muitas cidades, bem como pequenas cidades, hospedam um mercado de fazendeiros semanal, onde os agricultores locais vendem seus produtos em um mercado de rua ao ar livre, muitas vezes com desconto para lojas de supermercado.
  • Junte-se a uma cooperativa de alimentos. Uma cooperativa de alimentos naturais, ou uma mercearia cooperativa geralmente oferece preços mais baixos aos membros, que pagam uma taxa anual para pertencer

Dicas de como comprar de alimentos orgânicos

  • Comprar na temporada  – Frutas e legumes são mais baratos e mais frescos quando estão na estação. Descubra quando o produto é entregue ao seu mercado para que você esteja comprando os alimentos mais frescos possíveis.
  • Compre por perto  : compare o preço dos itens orgânicos no supermercado, o mercado dos agricultores e outros locais (mesmo o corredor do congelador).
  • Lembre-se de que o orgânico nem sempre é igual a saudável. Ouvir falar que um alimento é saudável é uma estratégia de marketing comum na indústria de alimentos, mas os produtos orgânicos assados, sobremesas e lanches geralmente são muito altos em açúcar, sal, gordura ou calorias. Vale a pena ler com cuidado os rótulos dos alimentos.

Por que os alimentos orgânicos são mais caros?

Os alimentos orgânicos são mais caros em mão-de-obra, uma vez que os agricultores não usam agrotóxicos, fertilizantes químicos ou drogas.

A certificação orgânica é cara e a alimentação orgânica para animais pode custar duas vezes mais. As fazendas orgânicas tendem a ser menores do que as fazendas tradicionais, o que significa que os custos fixos e as despesas gerais devem ser distribuídos em volumes de produção menores sem ajuda do governo.

O nosso sistema de produção atual de  alimentos está caminhando  para a escassez por estar desgastando nossos solos tornando-os a longo prazo inférteis. Sendo assim, a mudança num futuro próximo será inevitável levando a uma maior valorização da agricultura orgânica e o cultivo caseiro que são ações mais sustentáveis.

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais…