Skip to content

Os 10 Principais Benefícios de Ter uma Horta Orgânica

Não importa onde você vá, você sempre irá ouvir alguém falando de alimentos orgânicos, portanto é importante que você saiba dos benefícios da horta orgânica.




Por ai já é possível perceber a importância de você começar a pensar em ter uma horta orgânica em casa.

O orgânico está definitivamente chamando a atenção de muitas pessoas.




O processo de conscientização sobre os benefícios de se ter uma alimentação saudável está acelerado e cada vez mais as pessoas estão consumindo alimentos orgânico.

Então, quais são os benefícios de ter a sua própria horta orgânica? Continue lendo esse artigo para saber!

Compostagem Orgânica
Como Produzir O Próprio Alimento Orgânico Descubra

Mas antes de continuar eu pergunto. Você sabe que pesticidas químicos, herbicidas e fertilizantes foram associados a: 

  1. Câncer de mama
  2. Função do cérebro danificado
  3. Defeitos de nascença
  4. Parkinson
  5. Linfoma não-Hodgkin
  6. Câncer de próstata
  7. Infertilidade
  8. Leucemia infantil
  9. Autismo
  10. Depressão
  11. E muito, muito mais … 

organico

1 – Benefícios da horta orgânica na produção de vegetais

Os benefícios mais importantes da horta orgânica é que os vegetais são cultivados em um solo rico, adubado adequadamente com materiais orgânicos chamado compostagem.




Por isso, os alimentos orgânicos são mais saudáveis e saborosos. São melhores do que os cultivados de forma convencional (Não esqueça o velho ditado, “nós somos o que comemos”).

orgânico

2 – Benefícios da Horta orgânica e sua sustentabilidade

Existem estudos financiados por empresas produtoras de agrotóxicos que não querem “mostrar” nenhum benefício sobre a horta orgânica em relação aos cultivados quimicamente.

É fato que os fertilizantes prejudicam severamente o meio ambiente. Matando micro-organismos benéficos do solo e envenenando o seu alimento. 

Faça um teste, coma um tomate não orgânico e depois coma um que cresceu em sua própria horta orgânica. Você perceberá a diferença!

Na China, as pessoas têm crescido se alimentando organicamente por 4.000 anos e na Europa por 2.000 anos.

A terra lá é tão fértil hoje como era antes, porque todos os estrumes e resíduos de colheitas foram cuidadosamente compostados e devolvidos à terra de forma consistente.

Para a produção de fertilizantes químicos e pesticidas são utilizados muito petróleo, práticas insustentáveis.

É só pensar, se você aplicasse fertilizantes químicos e pesticidas no mesmo pedaço de terra por 4.000 anos, como essa terra estaria?  Estamos começando a entender melhor isso agora.

Muitos agricultores estão aprendendo a cultivar alimentos de forma orgânica.

beneficios da horta organica

3 – Benefícios da horta orgânica para seu bolso

Você pode fazer a sua horta orgânica utilizando materiais que estão disponíveis no seu próprio quintal ou cozinha e com isso economizar dinheiro.

Uma vez que seu solo esteja equilibrado através de uma compostagem orgânica, você vai precisar somente mante-lo.

compostagem

4 – Benefícios da horta orgânica para o solo

Compostagem Orgânica
Como Produzir O Próprio Alimento Orgânico Descubra

Em 1945, um homem chamado Albert Howard escreveu um livro intitulado The Soil and Health  e que ainda é relevante. O solo saudável dá origem a plantas saudáveis, que dão origem a pessoas saudáveis. A maioria de nós pensamos no solo como pequenos pedaços de terra, mas é muito mais do que isso. Uma colher de chá de terra saudável contém:

  • 20 milhões a 2 bilhões de bactérias benéficas
  • 64.373 Km de hifas fúngicas
  • 100 a 100.000 protozoários
  • 5 a 500 nematóides benéficos
  • Também micro artrópodes, milípedes, centopeias e minhocas

Os solos agrícolas com manejo químico contêm muito pouco dos números citados acima. 

Por que isso é importante? Cada uma dessas espécies desempenham um papel importante no ciclo natural na transformação de materiais inutilizáveis em nutrientes e minerais trazendo novamente a vida a terra.

Quando esses organismos são destruídos através do uso de fertilizantes químicos as plantas tornam-se dependentes de fertilizantes, porque o sistema natural não funciona mais. É como tentar sobreviver com pílulas vitamínicas.

5 – Benefícios da horta orgânica para o meio ambiente

A fabricação de fertilizantes químicos e pesticidas bem como a sua utilização nas fazendas estão criando sérios problemas em todo o mundo. Ao contrario, produtos orgânicos não contribui para esse desastre.

hortas organicas

6 – Benefícios da horta orgânica para a sua saúde

Um dos maiores benefícios da horta orgânica é que o alimento produzido não possuem resíduos de produtos químicos causadores de câncer ou não são geneticamente modificados.

Os pesticidas aplicados no solo são absorvidos pelas raízes das plantas e acabam se tornando parte da própria planta , com doses suficientes para matar os insetos que se alimentam dessas plantas. A mesma planta que comemos.

Estudos estão apontando isso como causa da morte das abelhas.

Os alimentos cultivados de forma orgânica não apenas evitam todos esses problemas, mas são muito mais saborosos e nutritivos.

7 – Benefícios da horta orgânica para manutenção ciclo de vida

Em todos os sentidos da palavra é muito fácil produzir alimentos saudáveis em uma horta orgânica. O composto orgânico para nutrição do solo da sua horta pode ser preparado no próprio local de cultivo.

Manter o ciclo da vida próximo a sua casa é indefinidamente sustentável.

8 – Benefícios da horta orgânica na conexão com a natureza

Isso pode soar estranho para alguns, mas somos seres biológicos e vivemos em um ecossistema biológico, quer entendamos ou não.

Quando nos tornamos conscientes e ao escolher participar, mesmo de forma simbiótica com o solo e as plantas, algo muito gratificante acontece.

Experimente, é uma dessas coisas que não da para explicar muito bem. Estar na sua horta orgânica cria força e saúde.

organico natural

9 – Benefícios da horta orgânica na manutenção das características naturais das plantas

Alimentos transgênicos são organismos que não são apenas variedades hibridizadas de plantas que foram criadas para ter certas características.

São organismos que tiveram o modelo mais fundamental da vida – o DNA – misturado entre espécies que nunca poderiam se combinar na natureza.

O DNA bacteriano é implantado em milho, o DNA do peixe é implantado em tomates, o DNA da aranha é implantado em cabras, etc.

Isso é feito, por exemplo, para tornar o milho tóxico para insetos ou soja resistente a herbicidas ou leite de cabra cheio de seda de aranha.

Nossos corpos não estão adaptados para ingerir alimentos transgênicos. 

As sementes orgânicas não podem, por lei, ser transgênicas.

10 – Os benefícios da horta orgânica para o ecossistema

Compostagem Orgânica
Como Produzir O Próprio Alimento Orgânico Descubra

Uma horta orgânico saudável é, por natureza, um lugar diversificado, preenchido não só com vegetais, mas com flores, pássaros, insetos, anfíbios, abelhas e borboletas. É um porto seguro para os seres vivos, e está em equilíbrio com a natureza.

Comentários

Comentários