Skip to content

O que você precisa saber sobre lixo orgânico

A alta produção de lixo é um dos mais graves problemas ambientais que acontecem com o homem moderno.




Entendendo a importância de estar antenado sobre este assunto, abordaremos neste artigo o que você precisa saber sobre lixo orgânico.

como pode ser reciclado o lixo orgânico

O que é lixo orgânico?

O lixo orgânico é aquele que vem de origem de um ser vivo, ou seja, é um lixo originário de um animal ou um vegetal.




Este lixo é produzido através restos de alimentos em escolas, casas e pelo ambiente natural.

Nossa sociedade produz muito lixo orgânico diariamente. Qualquer alimento simples que você consome no dia pode ser considerado lixo orgânico tais como, borra de café, restos de comida, cascas de ovos entre outros.

Decomposição da matéria orgânica

É importante  que se conheça o tempo de decomposição de cada item que é jogado fora para poder ficarmos mais sensíveis aos impactos do lixo orgânico na natureza.




Na natureza percebemos uma forma eficiente e inteligente de reciclagem praticamente tudo nasce, cresce, se reproduz e morre. Porém o homem por não conhecer direito esse sistema natural e nem o tempo que os alimentos levam para se decompor, acabam usando muitos produtos que não se decompõem facilmente de forma indiscriminada.

Qualquer matéria orgânica pode sofre decomposição pois isso é um processo natural. É uma reciclagem que acontece quando micro-organismos transformam as substâncias dessas materiais em gases ou produtos onde através de um ciclo natural eles são devolvidos e distribuídos entre os organismos vivos no planeta

Decomposição Aeróbia e Anaeróbia

A decomposição aeróbica é aquela realizada através do oxigênio.Onde através dele são retirados principalmente o húmus, gás carbônico, água e minerais.

Já quando na decomposição não há presença de oxigênio nós a chamamos de anaeróbica. Nesse processo funcionam os biodigestores anaeróbicos. e com eles resultam em biofertilizante e biogás(metano e gás carbônico).

Quando um ser vivo falece e fica ao ar livre a sua decomposição aeróbica se dá na superfície e a anaeróbica acontece por dentro do animal. Com o tempo e devido a perda de massa, aos poucos vai abrindo no seu corpo caminho para o acumulo de oxigênio de meio externo e ai na sua maior parte acaba acontecendo a decomposição aeróbica.

lixo organico

Quais são os lixos orgânicos?

Sendo lixo orgânico os restos deixados para jogar fora como residências, escolas, empresas e até mesmo no meio ambiente como as carnes, os vegetais, os frutos, as cascas de ovos, papel, madeira, ossos, sementes. Também outro outros exemplos, são os dejetos humano, como as fezes e urinas, que causam muitas doenças se forem eliminados de forma inadequada.

Exemplos de Lixo Orgânico:

  • Restos de alimentos (carne, vegetais, frutas, ossos, etc.)
  • Sacos de café e chá
  • Folhas, caule, madeira
  • Dejetos humanos
  • Papel usado (higiênico, absorvente, etc.)
  • Cascas de ovos e Sementes

lixos organicos

Como pode ser reciclado o lixo orgânico

O lixo orgânico pode ser reutilizado em composteiras domésticas. A produção de energia (biogás) é um exemplo de processo de reciclagem onde esse tipo de lixo pode ser utilizado, uma vez que sua decomposição gera gás metano.

Podemos também fazer o método de compostagem onde transformamos  o lixo orgânico em adubo sendo benéfico ao meio ambiente transformando o aterro sanitário em um solo nutritivo. 

Passo a passo de como fazer a compostagem do lixo orgânico em casa  e transforma-lo em adubo:

Materiais:

  • 2 recipientes (pode ser balde, bacia, pote)
  • Estilete
  • O primeiro passo é escolher um vaso para inserir o material orgânico. Depois, faça vários furos no fundo do reservatório, é por esses furos que sai o chorume (líquido que sai através da decomposição do material orgânico).
  • Reserve outro vaso para colocar o chorume colocando ele embaixo do anterior. Não deixe um vaso em contato com o outro eles precisam estar separados para que o chorume possa escoar. Colocando um objeto entre os dois vasos ja resolve o problema.
  • Separe em pequeninos pedaços o material orgânico. Agora vamos colocar o lixo orgânico no primeiro vaso mas em camadas.
  • A camada um deve ser composta pela matéria seca, ja a próxima, pela úmida e assim por diante. Uma dica é que a última camada, (a que ficará exposta) seja seca para evitar mau cheiro.
  • É interessante inserir cal virgem em cima e não tampar o recipiente para que o material não fique fechado.
  • Agora é esperar mais ou menos 15 dias sem tocar nele.
  • O tempo para o material formar adubo é de mais ou menos 2 ou 3 meses. Mas para ter certeza, existem algumas técnicas: a primeira é ver se a matéria está escura e a outra é perceber se em cheiro de terra.

lixo organico adubo

Como transformar lixo orgânico em adubo orgânico

A produção de adubo orgânico pode ser feita de duas formas: por meio do reaproveitamento de materiais vindos da indústria ou da propriedade rural e reutilizando o lixo orgânico caseiro:

  • Adubo Orgânico Rural: Produções e maiores quantidades pode utilizar os resíduos da indústria.

  • Adubo Orgânico Caseiro: Nós podemos produzir o nosso próprio adubo e de nossa família e ainda ajudar a conservar o meio ambiente.

Função do Lixo Orgânico

O nosso lixo orgânico pode produzir ótimos adubos que  podemos utilizar para fazer a adubação orgânica. Segue abaixo os principais lixos orgânicos que podemos utilizar para fazer adubo orgânico caseiro e quais são suas funções

  • Casca de Ovo: São ricas em Cálcio, Nitrogênio e Ácido Fólico.
  • Casca de BananaA casca de banana, ou até mesmo a própria fruta são ótimas fontes de Potássio para suas plantas, principalmente para roseiras.
  • Vinagre Branco: É rico em Potássio e auxilia a equilibrar o pH do solo mais ácido.
  • Sal: O Sulfato de Magnésio, ou sal Epsom como é conhecido internacionalmente, é rico em Magnésio e ideal para o desenvolvimento de sementes e para o processo enzimático da planta. Além disso, consegue fazer com que a planta absorva uma maior quantidade de nutrientes.
  • Borra de CaféA borra de café é uma excelente fonte de Nitrogênio.
  • Leite em Pó: É uma boa opção para repor o Cálcio da planta e também é rico micro-nutrientes.
  • Grama Cortada. É um lixo orgânico rico em Nitrogênio.
  • Melaço É rico em inúmeros nutrientes, como Carbono, Ferro, Enxofre, Potássio e outros. Quando colocado no adubo orgânico, age também como alimento para os microrganismos benéficos à planta.
  • GelatinaA gelatina é uma ótima forma de transferir Nitrogênio ao adubo orgânico.
  • Água de Aquário: Ao trocar a água de aquários de água doce, você pode reutilizá-la, pois os excrementos dos peixes são uma boa fonte de Nitrogênio.
  • Água Utilizada no Preparo de Refeições:  Utilizar essa água nas plantas faz com que nutrientes diversificados sejam adicionados no adubo orgânico, além de reaproveitar algo que iria diretamente para o lixo.
  • Cinzas de MadeiraRica em Carbonato de Cálcio e Potássio, às cinzas vindas de madeiras são excelentes para equilibrar o pH alcalino do adubo orgânico.

Utilize o Lixo Orgânico na Agricultura Orgânica

Sabemos que muita matéria orgânica são desperdiçadas no ambiente doméstico e que podem ser reaproveitadas na agricultura orgânica. Aliado a isso, podemos juntar diversos tipos de lixo orgânico para estabelecer uma vaiedade de nutrientes e compor um adubo orgânico denso que suprirá todas as necessidades de uma planta.

E produzir um alimento orgânico é muito recompensante, pois ele é livre de agrotóxico, e mais saudável que o convencional. 

Lixo Orgânico Principal Nutrientes e Benefícios

  1. Casca de Banana Potássio
  2. Casca de Ovo Nitrogênio, Cálcio
  3. Grãos de Café Nitrogênio
  4. Vinagre Branco Potássio + Regula a acidez do solo
  5. Sulfato de Magnésio Magnésio + Germinação de sementes
  6. Grama Cortada Nitrogênio
  7. Algas Marinhas Minerais e Vitaminas + Melhora a capacidade de absorção de nutrientes
  8. Fósforos Magnésio
  9. Leite em Pó Cálcio
  10. Melaço Carbono, Ferro + Aumenta a presença de bactérias benéficas
  11. Gelatina Nitrogênio
  12. Cinzas de Madeira Potássio, Carbonato de Cálcio + Regula as propriedades alcalinas do solo
  13. Feno Proteínas e Minerais
  14. Água de Aquário Nitrogênio
  15. Água Utilizada no Preparo de Refeições Variável

Felizmente o lixo orgânico pode ser reutilizado de varias formas e a principal delas seria para adubação orgânica de plantas que muitas vezes podem ser produzidas em casa. O mais interessante é que podemos fazer isso utilizando de forma sustentável o que a natureza já nos oferece naturalmente.

Selecionamos um vídeo onde  você poderá entender melhor sobre o que abordamos neste artigo

Você gostou desse artigo? Foi interessante?

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos

Comentários

Comentários