Skip to content

Leite Orgânico e Seus Benefícios

O leite orgânico refere-se a um produto lácteo proveniente de animais criados de acordo com métodos de agricultura orgânica. 




Na maioria das regiões, o uso do termo “orgânico” é regulado pelas autoridades alimentares.

Em geral, esses regulamentos estipulam que a vaca leiteira deve se alimentar com produtos organicamente apropriados e certificadas. 




Esses animais não podem ser tratados com  drogas (incluindo o hormônio do crescimento).

Compostagem Orgânica
Como Produzir O Próprio Alimento Orgânico Descubra

leite organico

Benefícios do leite orgânico para a saúde

Os benefícios para a saúde do leite orgânico incluem ter níveis mais elevados de ácidos graxos como o ômega 3 e o CLA, mais antioxidantes e mais vitaminas do que o leite normal.




O leite é um dos componentes mais importantes da nossa dieta, pois o seu consumo garante um crescimento e um desenvolvimento saudável.

Os produtores modernos de leite usam diferentes tipos de produtos químicos na produção de leite.

Estes incluem pesticidas e fertilizantes para o cultivo dos alimentos, além de hormônios e antibióticos aplicados nas vacas.

O uso excessivo desses produtos químicos na produção convencional de leite e os efeitos nocivos que eles criam, resultaram em uma maior demanda de leite orgânico por consumidores conscientes da importância dos alimentos saudáveis para saúde.

Atualmente, apenas 3% do leite total vendido no Brasil é leite orgânico.

No entanto, esse segmento está crescendo rapidamente com uma taxa de mais de 20% ao ano.

O mercado de leite orgânico também está crescendo em outros países, com mais de 30% no Reino Unido.

Por que a demanda por leite orgânico aumenta tão rapidamente?

A resposta aparente é que o leite orgânico é mais saudável do que o leite convencional.

Os benefícios para a saúde do leite orgânico foram pesquisados ​​por uma equipe do Instituto Dinamarquês de Pesquisa Agrícola.

A pesquisa, que foi apresentada em uma das conferências anuais da associação do solo do Reino Unido é considerada inovadora.

A Cooperativa de fornecedores de leite orgânico também fornece informações de vários outros benefícios referente ao leite orgânico.

O leite orgânico possui mais Omega 3

O leite biológico tem mais ômega 3 do que o leite não orgânico.

Mas por que o Omega 3 é tão importante?

O Omega 3 é um ácido graxo essencial que é necessário para um crescimento saudável.

A ingestão regular de ácidos graxos como o ômega 3 protege você de várias doenças e ajuda a reduzir a incidência de doenças cardíacas, inflamação (em doenças de pele como eczema ), câncer e artrite .

Pesquisas recentes indicam que a ingestão ácidos graxos como o ômega-3 na sua dieta pode reduzir ou retardar o início da esclerose lateral amiotrófica (ALS) também conhecida como doença de Lou Gehrig.

Pesquisa realizada na Universidade de Aberdeen mostra que o leite biológico tem cerca de 71% mais omega 3 do que o leite convencional.

Por que o leite orgânico possui mais Omega 3 do que o leite convencional?

De acordo com a pesquisa realizada pelo Dr. Richard Dewhurst e sua equipe no Instituto de Pesquisa Ambiental, as vacas orgânicas, são alimentadas com uma maior quantidade de trevo vermelho do que as vacas convencionais.

O trevo vermelho contém grande quantidade de Omega 3, que passa para a vaca e, posteriormente, para as pessoas através do seu leite.

Além disso, a proporção de omega 3 para omega 6 é maior no leite orgânico.

Embora omega 6 também seja necessário para o crescimento saudável, quantidades excessivas de Ômega 6 podem às vezes são ruins.

O aumento do consumo de óleos vegetais , como milho , soja e girassóis , resultou em uma maior ingestão de ômega 6 em nosso corpo.

Portanto, o consumo de leite orgânico serve como um meio eficaz para controlar o equilíbrio entre Omega 3 e Omega 6 em nosso corpo, que é integral para a saúde cardíaca e condições cardiovasculares.
leite orgânico

 O leite orgânico tem uma maior concentração de ômega 6

Compostagem Orgânica
Como Produzir O Próprio Alimento Orgânico Descubra

O omega 6 aumenta o metabolismo do corpo, imunidade à doença e crescimento muscular.

Também reduz a gordura abdominal, o colesterol e as reações alérgicas.

Vale ressaltar que o corpo humano não pode produzir essa substância.

A maior parte da nossa ingestão de ômega 6 ocorre através do leite e dos produtos lácteos que consumimos.

você pode ficar surpreso ao saber que as vacas tratadas de forma orgânica produzem 500% a mais de ômega 6 em seu leite do que as vacas tratadas de forma convencional.

Estudos recentes em animais mostraram que o ômega 6 é benéfico no tratamento do câncer.

Esse fato sozinho aumentou ainda mais o interesse das pessoas pelo leite orgânico.

Leite orgânico não possui contaminação química

As vacas orgânicas são tratadas em pastagens cultivadas através de meios orgânicos. Portanto, seu leite não está contaminado com substâncias químicas nocivas , como os resíduos de pesticidas, fertilizantes e hormônios.

Além disso, o leite é rico em nutrientes e não contém nenhum vestígios de antibióticos, fezes, uréia ou hormônios de fertilidade.

Ao consumir leite orgânico, você também garante que não prejudicando o meio ambiente.

Os pesticidas utilizados na agricultura não biológica estão destruindo inúmeras espécies de insetos benéficos como a borboletas e aves.

Estima-se que cerca de 672 milhões de aves são afetadas pela grande quantidade de pesticidas utilizados nas fazendas agrícolas brasileiras.

10% delas morrem devido a doenças induzidas por pesticidas.
organico

O leite orgânico tem mais antioxidantes

O leite orgânico tem uma concentração de duas a três vezes a mais do que antioxidantes como a luteína e a zeaxantina do que o leite não orgânico.

A luteína é extremamente importante para a saúde dos olhos e é eficaz na prevenção de numerosas doenças oculares, como degeneração macular e catarata.

A zeaxantina também é importante para uma boa saúde dos olhos. Protege o olho contra os danos causados ​​pelos raios UV e o impacto dos radicais livres. É muito útil na prevenção de cataratas, retinopatia diabética, glaucoma e degeneração macular.

A ingestão de leite também pode proporcionar alívio para aqueles que sofrem de câncer de cólon .

Novo estudo sugere que uma dieta rica em produtos lácteos pode prolongar um pouco as vidas das pessoas diagnosticadas com câncer de cólon .

O leite orgânico possui uma maior concentração de vitaminas

Pesquisas realizadas pelo Instituto Dinamarquês das Ciências Agrícolas e pela Universidade de Newcastle mostraram que o leite orgânico possui uma maior concentração de vitaminas, como a vitamina A e a vitamina E, do que o leite convencional.

Uma vez que as vacas orgânicas se alimentam de ervas frescas e trevo, o leite possui cerca de 50% a mais de vitamina E e 75% de betacaroteno.

A vitamina E é útil para proteger as células do seu corpo dos radicais livres reduzindo sinais de envelhecimento.

Também reduz a incidência de várias doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes e cataratas. 

Uma pessoa requer 15 miligramas de vitamina E por dia. No entanto, os adultos nos EUA consomem apenas 8-12 miligramas por dia, em média.

Esta deficiência no consumo de vitamina E pode ser reposta pelo leite orgânico.

O betacaroteno é convertido pelo nosso corpo em vitamina A.

A vitamina A, também chamada de retinol, é útil para visão, aumento da resistência a infecções, contribui para uma boa pele, crescimento ósseo, desenvolvimento dentário e reprodução.

Caso você queira saber mais sobre alimentos orgânicos clique aqui.

Compostagem Orgânica
Como Produzir O Próprio Alimento Orgânico Descubra

Se o artigo foi interessante para você compartilhe com seus amigos ou em caso de dúvida deixe seu comentário abaixo.

Comentários

Comentários