Skip to content

Açúcar Orgânico e Seus Benefícios

Açúcar Orgânico e Seus Benefícios

O açúcar orgânico é a solução? O açúcar foi repetidamente demonizado por alguns especialistas em saúde como se fosse a principal causa de resistência a insulina e obesidade.




Sempre há algo de errado com generalizações como esta. Nem todos os açucares causam doenças, da mesma forma que nem todas as gorduras saturadas são ruins.

Se nunca tivéssemos comido alimentos doces, nossa língua deveria ter sido desprovida dos receptores responsáveis por sentir o gosto da doçura dos alimentos.




O consumo de açúcar (dependendo do tipo e da quantidade consumida) não é o único fator dietético a considerar na determinação da causa de doenças como diabetes.

Uma dieta rica em gordura pode causar hiperglicemia. Alem da gordura, lácteos também tem contribuído no desenvolvimento das diabetes.

açucar organico

A qualidade e quantidade consumida de açúcar orgânico

O maior problema é o alto consumo de açucares.




O brasileiro na média consome 30 kg de açúcar refinado por ano.  Isso não seria uma quantidade assustadora se o açúcar pudesse tornar as pessoas magras e inteligentes. Infelizmente faz exatamente ao contrário.

A melhor fonte de açúcar sempre será a fruta fresca. As frutas são ricas em água, o que dilui o açúcar. Também são ricos em fibras, o que retarda a liberação de frutose na corrente sanguínea.

Frutas frescas também contém muitos nutrientes que são essenciais para a saúde e a cura de doenças.

açúcar orgânico

Os benefícios do açúcar organico

Quando se trata de açúcar, quais são os melhores?

Em termos de disponibilidade, conveniência, textura, preço e nutrição, o melhor substituto para o açúcar branco é, talvez, o açúcar orgânico.

O açúcar orgânico é o não refinado. A cana de açúcar utilizada na produção do açúcar organico não possui pesticidas cancerígenos e prejudiciais ao meio ambiente.

Em comparação ao açúcar refinado, o açúcar organico é mais saboroso e mantém os nutrientes presentes no caldo da cana.

O açúcar orgânico contém 17 aminoácidos, 11 minerais e 6 vitaminas, incluindo antioxidantes que pode ajudar a reverter o oxidação do organismo.  É composto de sacarose, frutose e glicose.

O açúcar branco possui apenas sacarose e calorias, alem dos produtos químicos utilizados no processo de refinação, como limão, dióxido de enxofre e ácido fosfórico.

O açúcar orgânico não é o açúcar mascavo, que é o melaço do açúcar branco.

A cor do açúcar orgânico é comparável ao açúcar “bruto”, um sinal de que ele é menos processado em comparação a outros adoçantes saudáveis ​​como o melaço. Quanto mais próximo a cor do açúcar organico for do caldo da cana de açúcar, melhor.

Mesmo os açucares bons devem ser consumidos de forma moderada. Embora o açúcar orgânico seja melhor do que o açúcar branco é prudente da sua parte consumi-los dentro dos limites saudáveis.

A American Heart Associatin recomenda que os homens não consumam mais que 9 colheres de chá (cerca de 150 calorias) de açúcar por dia. As mulheres, por outro lado, não devem consumir mais de 6 colheres de chá (100 calorias) de açúcar por dia.

Excesso de açúcar causam doenças

O processo de refinação do açúcar remove seus nutrientes. Pense nisso o açúcar refinado não oferece benefícios substanciais para a sua saúde, porque todos os elementos saudáveis ​​foram removidos durante o processo de fabricação.

O açúcar aumenta o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. A ingestão elevada de açúcar branco refinado também pode levar às seguintes condições:

  • cárie dentária
  • gota
  • imunossupressão
  • inflamação
  • dano pancreático
  • esclerose múltipla
  • problemas de visão
  • osteoporose
  • hiperatividade
  • hipertensão
  • hipercolesterolemia
  • deficiências nutricionais
  • Câncer
  • problemas renais
  • depressão
  • esquizofrenia

Caso você queira saber mais sobre alimentos orgânicos clique aqui.

Se o artigo foi interessante para você compartilhe com seus amigos ou em caso de dúvida deixe seu comentário abaixo.

Comentários

Comentários