Skip to content

Mel Orgânico e Seus Benefícios

Mel Orgânico e Seus Benefícios

Mel orgânico é um super-alimento, preveni infecções, melhora o desempenho físico, melhora o sistema digestivo e alivia a dor de garganta. 




Doce e poderoso, a forma orgânica não processada de mel é uma fonte adequada de vitaminas, minerais e antioxidantes e pode ajudar a tratar vários problemas de saúde.




Ao contrário do mel processado, o mel orgânico matem alto valor nutricional que beneficia e muito a sua saúde.

A maioria do mel consumido hoje é o mel processado que foi aquecido e filtrado.

mel organico

O que é mel orgânico

Algumas pessoas pensam que todo mel disponível no mercado é natural. Outros acham que durante sua produção não serão contaminados pelos produtos químicos utilizados para controle de pragas das plantações.




No entanto, a verdade é que as abelhas também podem ser afetadas pelo uso extensivo de pesticidas que ocorre nas fazendas tratadas quimicamente.

A questão é tão grave que o presidente russo, Vladimir Putin, advertiu Barack Obama em maio de 2013 que, se o controle excessivo de pesticidas não for reduzido, isso poderia levar a uma situação globalmente volátil à medida que a população de abelhas em todo o mundo se torna cada vez mais afetada.

Se os pesticidas podem matar as abelhas, como elas não podem afetar o mel produzido por essas abelhas? Além disso, a produção não orgânica envolve o uso excessivo de antibióticos para controle de doenças.

Também deve notar-se que até agora, não existe uma prova “científica” de que o mel orgânico seja mais saudável do que não orgânico.

Então, por que você deve comer mel orgânico? Bem, muitas pessoas preferem ser cautelosas. A maioria de nossas decisões são baseadas em nossas crenças.

Uma vez que a produção orgânica envolve seguir diretrizes rigorosas, as pessoas se sentem seguras quando comem qualquer tipo de produto orgânico em comparação aos que comem os não orgânicos.

Segue abaixo algumas das maneiras como a contaminação do mel por pesticidas e antibióticos  pode ocorrer:

orgânico

Tipos de contaminação do mel

Contaminação do mel por pesticidas

Pode ser contaminado com pesticidas as culturas que são pulverizadas através de uma ou mais das seguintes maneiras:

  1. Em alguns casos, quando as plantas com flores foram pulverizadas com pesticidas, as abelhas consequentemente são envenenadas.
  2. Às vezes, o pesticida é pulverizado diretamente nas abelhas.
  3. Em muitos casos, as abelhas coletam néctar e pólen contaminados com pesticidas.
  4. Quando os pesticidas são pulverizados, parte deste pesticida é acumulada em água sobre ou perto das plantas. Quando as abelhas bebem esta água, elas também se contaminam.
  5. Em algumas ocasiões, o pesticida é pulverizado diretamente nas colmeias de abelhas.

Contaminação por antibióticos

As abelhas recebem grandes doses de antibióticos para ajudar a protegê-las de doenças, mas, infelizmente, o mel também se torna contaminado por esses antibióticos.

Em 2002, amostras de mel chinês foram testadas quanto à presença de antibióticos na Europa. Várias dessas amostras continha vestígios de antibióticos, o que levou à proibição das importações de mel chinês para Europa.

A proibição foi posteriormente removida em 2004 devido a melhorias nos padrões de qualidade dos chineses e as importações de mel de China foram retomadas.

O que leva a esta contaminação com antibióticos? Ao contrário da produção do mel orgânico, a produção convencional de mel não envolve diretrizes rigorosas para a quantidade e o modo de aplicação de antibióticos para as abelhas.

Como resultado, os apicultores estão livres para utilizar esses antibióticos do jeito que quiserem.

Quando os agricultores usam quantidades excessivas de antibióticos, a chance de contaminação aumenta.

Qual é o problema com os resíduos de antibióticos encontrados no mel?

Os antibióticos administrados às abelhas são antibióticos veterinários, como cloranfenicol, estreptomicina e sulfonamidas. Grandes doses de cloranfenicol administradas aos seres humanos podem causar câncer e anemia.

Da mesma forma, altas doses de estreptomicina e sulfonamidas são prejudiciais ao corpo humano.

Muitos países não proibiram o uso desses medicamentos nocivos na apicultura. A UE proibiu os três, os Estados Unidos proibiram o cloranfenicol, enquanto o Brasil ???

mel orgânico

Perguntas Frequentes sobre mel orgânico

Onde comprar o mel orgânico?

Você pode comprar mel orgânico em muitas mercearias e lojas de alimentos saudáveis.

Produtores locais também são ótimas opções. Pesquise nas feiras da livres da sua cidade em barracas de produtos orgânicos.

Grandes lojas como Pão de Açúcar, também são lugares confiáveis ​​para encontra-lo.

Uma vez que pode ser produzido localmente, você também pode encontrar este produto em cooperativas.

O que o mel orgânico pode fazer por você?

O mel faz uma série de coisas para o corpo, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico, cicatrização de feridas e queimaduras, prevenção de infecções, alivia inflamação no sistema respiratório, elimina tosse e resfriado, equilibra o açúcar no sangue e aumenta a resistência física.

Há dezenas de razões pelas quais o mel se tornou um alimento tão importante na nossa dieta, devido aos muitos minerais e nutrientes que contém.

Quais são os benefícios do mel para a saúde ?

Os benefícios para a saúde são impressionantes, e uma vez que é uma fonte tão concentrada de nutrientes, pode ser adicionado a muitas refeições diferentes.

O mel orgânico é capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue, aumentar a energia de forma saudável e sustentável, alivia a inflamação em todo o corpo, protege a saúde do coração e ajuda a acelerar o processo de cicatrização de feridas e prevenir infecções.

O que há no mel orgânico?

O mel orgânico contém uma série de minerais e vitaminas, incluindo vitamina A , vitamina C, ferro e cálcio.

Existem também antioxidantes importantes, como flavonóides, alcalóides e mais de 15 aminoácidos encontrados no mel orgânico!

O mel orgânico puro é bom para você?

Sim, o  mel puro é muito bom para você. Embora tenha um alto teor em açúcar, existem também inúmeros antioxidantes e compostos orgânicos que fazem com que valha a pena consumir.

Além disso, o  mel puro não é processado, o que você não encontrará em muitos das principais  marcas de mel.

O mel orgânico produzido localmente, também conhecido como mel cru, é o tipo mais saudável de mel que você pode comprar.

O mel orgânico é realmente bom para a saúde. Não é processado, então ele retém todos os minerais e antioxidantes, que é o que você deseja.

O mel processado na maioria das vezes mantem somente o açúcar, o que é indiscutivelmente a pior parte do mel!

organico

Como identificar o mel orgânico?

O mel orgânico é considerado orgânico quando é cultivado localmente e não processado.

O mel orgânico também é conhecido como mel “cru”, não pode conter quaisquer pesticidas ou poluentes ambientais.

Uma vez que não passa pelo processo tradicional de segurança, esses padrões devem ser mantidos para que o mel seja considerado orgânico. 

Açúcares não orgânicos e antibióticos não podem ser usados ​​na produção do “mel orgânico“.

O mel orgânico é um poderoso antioxidante

O mel orgânico também é um potente antioxidante, combate o acúmulo de lipoproteínas de baixa densidade, ou colesterol “ruim”, nas artérias e nos radicais livres nocivos.

Os radicais livres são responsáveis ​​por envelhecimento prematuro, câncer e danos nos tecidos.

Pesquisa publicada na edição de abril de 2002 do “Journal of Agricultural & Food Chemistry” mostrou que o mel orgânico tem uma maior capacidade para degenerar a atividade de radicais livres do que frutas e vegetais.

O poder do mel orgânico para digestão e imunidade

O mel é rico em bifidobactérias, um grupo de bactérias associadas à saúde digestiva e a imunidade.

Um probiótico eficaz, o mel orgânico estimula o crescimento de bifidobactérias no intestino. Os Institutos Nacionais de Saúde confirmam que o mel é um estimulador natural da imunidade e um agente anti-inflamatório e pode ajudar a combater o câncer.

Mel orgânico aumenta a resistência física

O mel foi utilizado há séculos pelos atletas; É mesmo referido na mitologia grega e romana. O mel orgânico fornece carboidratos facilmente absorvidos, glicose natural e frutose, bem como vitaminas e minerais, ajudando na resistência prolongada.

Quando consumido antes, durante ou após o exercício, o mel aumenta o desempenho e acelera a recuperação semelhante a uma bebida esportiva. Esses nutrientes também promovem o relaxamento.

Caso você queira saber mais sobre alimentos orgânicos clique aqui.

Se o artigo foi interessante para você compartilhe com seus amigos ou em caso de dúvida deixe seu comentário abaixo.

Comentários

Comentários