Skip to content

Horta Orgânica em Casas e Apartamentos

Horta Orgânica em Casas e Apartamentos

Cultivar uma horta orgânica em casas e apartamentos, não depende do tamanho e da variedade de alimentos a plantar, é sempre favorável.




Ótimo para o bem estar familiar e para a saúde que consumirá produtos saudáveis e sem elementos químicos. Fazer uma horta em casa trás vários beneficio que vão desde a economia a você se conectar com a natureza. 

Clique Aqui e Conheça o Curso Horta Orgânica em Casa

Antes de dar o primeiro para fazer a sua horta perceba alguns detalhes. O clima é crucial para adaptação de culturas e suas variedades. também é importante observar o tipo de solo. O mesmo interage com a vegetação em todas as fases do seu ciclo.

Defina com cautela o tipo de vegetação que ira cultivar. Para cada tipo exige um tratamento diferenciado para o andamento saudável do seu ciclo de crescimento.




Procure saber se as mudas escolhidas são compatíveis com a sua horta.

Para espaços pequenos como apartamentos o mais recomendados são o uso de vasos de qualquer tamanho mais que seja adaptável ao ambiente.

Aqui daremos algumas informações importantes sobre a horta orgânica tais como:

produção de horta orgânica

Porque fazer uma Horta Orgânica em Casas e Apartamentos

Como para os produtores a agricultura convencional com aditivos químicos oferece crescimento e beleza, eles acabaram esquecendo de se importar com a nutrição e saúde dos seres vivos.

Aliado a isso, a insustentabilidade desse sistema agrícola impulsionam o inicio da construção de uma horta orgânica em casas e apartamentos que tenha o valor nutricional, respeitando a qualidade de vida e o meio ambiente.

Clique Aqui e Conheça o Curso Horta Orgânica em Casa

Ineficiência nutricional dos vegetais cultivados no sistema agrícola convencional é um dos fatores que devem determinar a montagem de uma horta orgânica, outro fator de suma importância é o respeito com o meio ambiente e a qualidade de vida.

como produzir hortas organicas em casas e apartamentos

Troque o supermercado por sua Horta Orgânica em Casas e Apartamentos

Veja os cuidados para cultivar os temperos de sua casa sem medo.



1 – No local escolhido é importante cultivar sua horta em vasos e em local com sol e vento.

2 – Arrume o terreno. Nos vasos insira pedrinhas segurando a terra para molhar. Logo após abra um buraco na terra  e coloque sementes ou muda deixando 20 cm entre as plantas

3 – Cubra as sementes ou a raiz com mais terra ou, se possível, esterco. Viviane, por exemplo, coloca também casca de ovo amassada (até virar pó) e borra de café para nutrir o solo. Outra dica: coloque um pouco de folha seca ou palha sobre a terra para proteger a sua planta do sol e da chuva!

4 – Se a terra estiver úmida não regue novamente para não dar fungos por excesso de água.So molhe em horários sem sol para a planta poder absorver melhor a água.

5 – Sempre retire os sinais de doenças quando as folhas estiverem amareladas.

Clique Aqui e Conheça o Curso Horta Orgânica em Casa

cultivo orgânico de hortas em casas e apartamentos

Temperos para a sua Horta Orgânica em Casas e Apartamentos

Segue abaixo sugestões de alguns temperos importantes que você pode inserir para fazer sua horta orgânica:

Alecrim:  É usado em legumes, omeletes, molhos. Gosta de bastante sol. É um ótimo digestivo, antioxidante e diurético.

Cebolinha: parente do alho e da cebola. É usada em  receita salgada. Ela gosta de solo nutrido. É digestiva e antioxidante.

Coentro: É famosa na culinária oriental, na mexicana e na nordestina. Peixes, carnes, saladas, molhos, patês, tudo fica mais saboroso com coentro. É cultivada a partir de sementes e gosta bastante de sol. 

Hortelã:  É usada para culinária árabe, saladas, sucos, carnes, sobremesas. Gosta de sol, mas é um pouco mais delicada, então não tem problema se tiver um leve sombreado. É digestiva, anestésica, expectorante e antisséptica.

Manjericão:  É usada para molhos, salada, legumes. Precisa de bastante sol e, às vezes, cresce muito; então é preciso usá-la, doá-la ou podá-la. Este tempero é digestivo, antisséptico, anti-inflamatório, diurético e antioxidante.

Orégano: muito usada em saladas, molhos, sanduíches, pizzas. Prefere ambientes ensolarados e tem um sabor muito mais aguçado quando consumida fresca. É digestivo, antioxidante, antibacteriana e antibiótica.

Salsa: Fácil de cultivar. Favorece o equilíbrio hormonal.

Importante: deixe o alecrim e o manjericão mais distantes por suas raízes serem mais “espaçosas”.

Clique Aqui e Conheça o Curso Horta Orgânica em Casa

horta orgânica

Horta orgânica vertical o que plantar?

A horta vertical é fácil e versátil  para você que deseja fazer uma horta em apartamento permitindo plantar muitas coisas dando preferencia ao plantio de  temperos, ervas e hortaliças, que no brasil é usado de forma bem comum quase todos os dias, mas afinal, o que plantar?

Você pode plantar principalmente: coentro, salsinha, sálvia, cebolinha, alface, pimentão, tomate-cereja, rúcula, orégano, manjericão, hortelã, tomilho, couve-folha, alecrim, calêndula, capuchinho entre outras plantas diversas.

Clique Aqui e Conheça o Curso Horta Orgânica em Casa

Modelos de hortas orgânicas em apartamento

Abaixo separamos vários exemplos de como você pode montar a sua horta em apartamento, confira, tire ideias para fazer na sua casa 

Segue abaixo alguns exemplos de horta orgânica que podem ser feita em locais como casas e apartamentos, confira:

Horta em garrafa pet

Horta em caixotes 

Horta em cano de pvc ou alumínio

Horta em pallets

Horta em vasos

Horta na sacada 

Horta na parede

Horta em espaço pequeno 

Horta em latas: 

Horta em vidro: 

Horta na cozinha

horta orgânica feita em casa e apartamentos

Dicas finais do cultivo orgânico de suas hortaliças Caseira

Defina o ambientel onde será feita a sua horta. Prefira locais que tenha acesso a ventilação e luz natural.

Decida qual o tipo da horta que você irá cultivar. Acima você viu várias formas de montar a sua.

Clique Aqui e Conheça o Curso Horta Orgânica em Casa

Aprenda e use ferramentas adequadas para construção e montagem da sua horta. O uso de ferramentas inadequadas pode causa malefícios a longo prazo.

 Compre e separe  os materiais orgânicos e suas mudas para sua horta. Busque informações sobre a necessidade de água, iluminação, ventilação e outros cuidados de acordo com a sua planta escolhida.

Transforme esse evento no momento feliz de interação com sua família, de forma saudável.

Espero que tenham curtido esse artigo escreva seu comentário e nos conte sua experiencia com a montagem e criação de sua horta orgânica feita em casa.

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais…

 

 

Comentários

Comentários