Skip to content

Como Fazer uma Horta Orgânica em 5 Passos

Como Fazer uma Horta Orgânica em 5 Passos

Você já pensou em fazer uma horta orgânica para se alimentar de produtos mais saudáveis, diminuindo a quantidade de agrotóxicos que você e sua família consomem e ainda de quebra ajudar o meio ambiente?




Felizmente, existe uma maneira de cultivar seus próprios alimentos fazendo uma horta orgânica.

É fato que os alimentos orgânicos de uma forma geral são mais caros que os alimentos convencionais, mas os benefícios que eles proporcionam são incomparáveis.




Logo abaixo seguem informações importantes de como proceder com a sua horta orgânica:


horta orgânica

Por onde começar a fazer a sua própria horta orgânica?

Você sempre terá a opção de contratar alguém para fazer uma horta orgânica, mas com um mínimo esforço você mesmo pode fazer a sua.




A dica é começar aos poucos com uma ou duas plantas e não se preocupar caso não consiga resultados perfeitos no começo.

O conceito de uma plantação de orgânicos é não usar agrotóxicos, mas isso não significa que você não terá que fazer nada. Existem técnicas que devem ser aplicadas para manter a sua horta saudável.

Além de toda uma preparação que envolve manuseio da terra, a escolha das melhores sementes e matéria orgânica são fundamentais no processo.

o que é horta organica

Cuidados ao fazer sua horta orgânica

Assim como você as plantas também precisam se alimentar, então é importante fornecer os nutrientes necessários para os vegetais que serão produzidos.

Um solo saudável ajuda no desenvolvimento do cultivo de plantas fortes. Os agrotóxicos além de se infiltrar nos alimentos também podem prejudicar bactérias benéficas e outros micróbios que ajudam no desenvolvimento da planta.

Para saber se o solo de cultivo está em boas condições, é necessário solicitar uma análise do PH da terra e seus nutrientes.

Caso você não queira ter esse trabalho, compre a terra adequada em locais apropriados, pois o solo deve conter a quantidade ideal de matéria orgânica.

Você  vai precisar de um solo fértil e adubado com uma mistura de folhas, esterco e gramas. Se for usar esterco, de preferencia ao orgânico que pode ser encontrado em locais que criam gado de forma orgânica.
Todas as hortas se beneficiam da compostagem, que você pode fazer no próprio local de plantio. O adubo alimenta as plantas, ajuda a conservar a água, reduz as ervas daninhas e evita o desperdício de alimentos.

horta comunitaria organica

Como iniciar a sua horta orgânica?

Para iniciar o processo de produção do seu alimento orgânico você pode utilizar um vaso para misturar a compostagem com terra. O melhor composto é formado pela proporção certa de resíduos orgânicos ricos em nitrogênio e carbono misturado com solo, água e ar.

Não se preocupe se você não tem muito tempo para fazer a compostagem perfeita. Mesmo que você não possua todos os ingredientes para criação da sua compostagem ainda produzira bons resultados.

  1. Para começar, defina um espaço de pelo menos três metros quadrados.
  2. Adicione camadas alternadas de material rico em carbono (folhas e aparas de jardim) e material rico em nitrogênio (restos de comida e esterco) com uma fina camada de terra entre eles.
  3. Esparrame a pilha de composto de quatro a seis centímetros acima do solo. Para manter a ação dos micróbios é importante a compostagem estar úmida.
  4. Adicione material seco como folhas, palhas e serragem sobre a compostagem para que você consiga melhores resultados.
  5. Caso more em área urbana você pode criar a sua horta orgânica utilizando vasos (Neste caso o ideal é escolher plantas que se desenvolvam bem em locais pequenos) ou você pode se associar a parceiros e criar uma horta orgânica comunitária.

Quanto mais cuidada for sua horta, mais resistentes às doenças as plantas ficarão.

Se você optar em comprar mudas, procure plantas produzidas sem fertilizantes e pesticidas que podem ser encontradas com agricultores locais.

Muitas plantas são melhor cultivadas a partir de sementes, como girassóis, coentro, ervilhas, abobora, pepinos, etc.

hortas organicas

Como fazer uma horta orgânica em um espaço amplo?

Para uma melhor colheita dos seus alimentos orgânicos as suas plantas devem estar devidamente posicionadas no canteiro, porque o agrupamento dificulta a remoção das ervas daninhas aumentando o desperdício de água, separando os nutrientes .


A manutenção da sua horta orgânica é o melhor caminho para manter o solo saudável. Um espaço adequado entre uma fileira e outra ajuda na circulação de ar prevenindo ataques de fungos.

pragas horta organica

 

Qual o melhor momento para irrigar a sua horta orgânica?

O melhor momento para uma boa irrigação da sua horta orgânica é logo pela manhã, porque a temperatura nesse período do dia é mais amena e geralmente os ventos são fracos que contribui na irrigação por não vaporizar a água.

A irrigação no período da noite pode tornar as plantas mais vulneráveis às doenças.

O ideal é irrigar somente as raízes e não as plantas como um todo, porque isso pode estragá-las. Neste caso a solução ideal para manter sua horta devidamente irrigada é a implementação de um sistema de gotejamento ou realizar a irrigação manual com cuidado.

Quantas vezes irrigar a sua horta?

É recomendado pela maioria dos especialistas que a irrigação seja realizada 2 vezes por dia.

Isso estimula o enraizamento das plantas tornando-as mais fortes. Evite o choque térmico procurando usar água na temperatura ambiente.

É importante lembrar que com o crescimento da população e as mudanças climáticas, as fontes naturais de água estão cada vez mais escassas, por isso é fundamental economizar água.

tudo sobre horta organica

Como prevenir o ataque de pragas?

Caso suas plantas sejam atacadas por pragas isso pode ser um sinal de algum outro problema.

Para a prevenção da sua horta orgânica a primeira coisa a se fazer é certificar-se que suas plantas estão recebendo luz, nutriente e a umidade necessária.

Lembre-se que uma horta orgânica diversificada ajuda a prevenir as pragas. Ao aumentar a quantidade de plantas na sua horta você diminui os riscos de ataque.

Outra maneira de prevenir é inserir predadores naturais como sapos, lagartos, pássaros e até morcegos.

Deixar uma pequena fonte de água e cultivar flores pequenas ajuda a atrair os predadores amigáveis que colaboram na proteção da sua horta orgânica.

Não esqueça de colher os frutos do seu trabalho! A sua horta orgânica proporcionará grandes presentes para você e ainda pode conscientizar seus amigos, vizinhos e colegas de trabalho.

 

Comentários

Comentários