Ter no cardápio diário, alimentos ricos em vitamina C, pode trazer inúmeros benefícios, os quais muitas pessoas ainda não sabem, mas depois de ler este artigo não terão mais dúvidas.
Os alimentos ricos em vitamina C são considerados por toda classe de profissionais do ramo da saúde como verdadeiros bálsamos e fontes de naturais de vários tipos de nutrientes que ajudam a combater vários tipos de doenças, e seus maiores benefícios são:
- Fortalecimento do sistema imunológico como um todo, pois ajuda na absorção de vários nutrientes.
- Combate à proliferação as células que esteja com algum tipo e deficiência no organismo.
- Ajuda a combater problemas relacionados à circulação contínua do sangue.
E não é complicado ou caro para manter boas fontes de vitamina C na alimentação, pois esse nutriente está presente em vários alimentos, e muitos deles estão na mesa e no dia a dia do brasileiro sem ele ao menos saber disso.
Exatamente por isso, dedicamos os tópicos abaixo para falarmos dessa vitamina que pode ajudar não somente na cura de doenças, mas também atua na prevenção de muitos males, inclusive contra o vírus que aterrorizou nosso ano de 2020.
Quais os Alimentos Ricos em Vitamina C?
É fato afirmar que as principais fontes desse nutriente são os vegetais e as frutas, pois a não ser que a carne seja artificialmente enriquecida, não se encontra fonte animal dessa vitamina, e os alimentos mais conhecidos são:
Alimentos ricos em vitamina C tabela de frutas: principalmente as cítricas
- Camu-camu (fruta amazonense)
- Acerola
- Caju
- Carambola
- Mamão papaia
- Goiaba
- Kiwi
- Manga
- Morango
- Tangerina
- Laranja
- Melancia
- Banana
- Melão
- Abacaxi.
Alimentos ricos em vitamina C tabela de vegetais: maioria verde-escuro
- Pimentão amarelo
- Couve
- Agrião
- Repolho roxo
- Alho
- Tomate
- Brócolis
- Batata inglesa.
Como mencionamos, não é difícil encontrar boas fontes desse nutriente, pois são fáceis até mesmo de cultivar em casa, o que garantiria uma qualidade ainda melhor desses alimentos, e em nosso artigo, “Por onde começar a fazer a sua própria horta orgânica?”, passamos várias dicas legais.
Os Alimentos Ricos em Vitamina C previnem o que?
Na verdade a pergunta certa a ser feita é sobre quais os males que esse nutriente não ajuda a combater, pois as fontes de vitamina C na alimentação podem garantir um bom funcionamento do organismo como um todo, sendo os seguintes pontos essenciais:
- Sistema imunológico:
Esse nutriente é um dos principais agentes reguladores de todas as substâncias responsáveis pelo fortalecimento do sistema de defesa do organismo.
E com esse bom funcionamento cresce o nível de anticorpos, o que proporciona mais proteção de qualquer pessoa, e assim, várias doenças podem ser evitadas.
- Combate de células deficientes:
Neste setor, essa vitamina não só ajuda a combater as células enfraquecidas, mas ajudam a expulsar células as contaminadas.
Diretamente falando, ela ajuda a combater até mesmo os microrganismos cancerígenos em pessoas que já possuem a propensão para tal doença.
Ao consumir alimentos naturais ricos em vitamina C, a pessoa pode estar se prevenindo de doenças como:
- Resfriados e viroses de várias doenças.
- Prevenção contra infarto e outros problemas do coração.
- Previne o envelhecimento das células e tecidos da pele.
- Previne problemas psicológicos, como o estresse e depressão.
- Previne problemas musculares e desgastes nas articulações, quando aliada ao colágeno.
Pessoas que consomem alimentos ricos em vitamina C e B12 são pessoas que raramente ficam doentes, isso por que tem seu organismo fortalecido de todas as formas.
Qual a importância da Vitamina C para o corpo?
Ao mesuramos a importância dos principais alimentos com vitamina C, nos deparamos com resultados excelentes os quais já mencionamos, em casos de viroses, resfriados, doenças bacterianas, mas são quanto às doenças de origem cancerígenas que essa vitamina se destaca.
Isso por que a vitamina C é rica em antioxidantes, e esse, atacam diretamente as células doentes, ela ajuda a criar radicais livres e peróxido de hidrogênio, o que resulta na expulsão dessas células doentes.
A importância dos alimentos ricos em vitamina C para gestantes, especialmente, é enorme, devido ao fortalecimento de todo sistema imunológico, além disso, não só para grávidas, a combinação dessa vitamina com proteína e principalmente o colágeno, ajuda fortalecer toda musculatura e articulações.
O que fazer para absorver a Vitamina C?
Na prática esse nutriente é que favorece a absorção de outras vitaminas, pois o próprio organismo a absorve facilmente, mas a combinação mais indicada pelos profissionais do ramo é consumir alimentos ricos em vitamina C e ferro.
Essa é uma vitamina de fácil acesso, e o considerado ideal pelos especialistas seria a ingestão de 100 mg a 200 mg por dia, e isso é fácil conseguir, basta a pessoa tomar um copo de 200 ml de suco de laranja natural.
Muitas pessoas preferem ingerir suplementos da vitamina em seu estado sintético, mas isso só é indicado para pacientes com algum tipo de problema de saúde que impeça essa absorção, e neste caso somente um médico pode indicar como isso deve ser feito.
Diferente de outros tipos de vitaminas, esta é considerada hidrossolúvel, ou seja, caso a pessoa comer alimentos ricos em vitamina C e E todos os dias e esse nível ultrapassar a quantidade que o organismo precisa, o excesso será eliminado pela urina.
Quais os sintomas da falta de Vitamina C?
Mesmo com toda facilidade para consumir os principais alimentos ricos em vitamina C, que são as frutas e legumes que citamos, pode acontecer de faltar este nutriente no organismo, e os principais sintomas que indicam essa falta são:
- Facilidade em ficar resfriado.
- Feridas que dificilmente se cicatrizam.
- Hemorragias.
- Inflamação na gengiva.
- Problemas e inchaço das articulações, o conhecido “Escorbuto”.
No vídeo abaixo um especialista no assunto, fala mais sobre a importância de consumir alimentos ricos em vitaminas do complexo C e manter os níveis recomendados para boa saúde.
Conseguiu sanar todas as dúvidas sobre os alimentos ricos em vitamina C? Então veja as outras informações que estão nos artigos do “Alimentação Orgânica”, e aprenda a ter uma alimentação valiosa para sua saúde.