Skip to content

Ser Vegetariano – Dificuldades e vantagens desta alimentação!





Saiba o que você sempre quis saber sobre ser vegetariano.

Primeiramente, gostaríamos de informar ao leitor que essa página não é oficial e não possui nenhuma ligação com instituições. O propósito é ajudar os usuários, divulgando informações de domínio público encontrada na internet, em sites oficiais e imprensa.

O vegetarianismo é um movimento que está cada vez mais ganhando espaço, diversas pessoas adotam esse tipo de dieta com o objetivo de conseguir aproveitar vários benefícios.

Contudo, há muitas dúvidas sobre esse estilo de vida, muita confusão é feita com essa prática, justamente por esse motivo é necessário explicar algumas dúvidas.

Praticar o vegetarianismo é bastante vantajoso, muitas pessoas conseguem aproveitar as vantagens proporcionadas por essa dieta, sendo assim, pode ser o movimento ideal para você.




Quer saber tudo sobre o vegetarianismo? Continue acompanhando esse artigo com atenção e entenda porque adotar essa dieta.

Boa leitura!

O que é ser vegetariano?

Vegetariano
Ser Vegetariano – Dificuldades e vantagens desta alimentação!

Quem é vegetariano não consome carne, isso significa que a pessoa que segue o vegetarianismo não inclui proteína animal em sua dieta, baseando toda alimentação em legumes, vegetais, etc.




Ser vegetariano também é estar inserido em um movimento político, já que se inserir nesse universo é cuidar dos animais, do meio ambiente e da própria saúde.

Além de tudo isso, também é necessário considerar o fato de que o vegetarianismo se divide em algumas categorias.

Há o lacto-vegetariano, que não come carne e ovos, porém inclui leite e derivados em sua dieta, já o ovo-lacto-vegetariano, além de não comer ovos e carnes, também exclui leites e seus derivados.

Também existe o vegetariano estrito que não consome nenhuma alimentação de origem animal e o vegano, que será explicado ainda nesse artigo.

Quais as dificuldades que o vegetariano enfrenta?





A pessoa que deseja fazer parte desse movimento e ser vegetariano deve entender que algumas dificuldades deverão ser enfrentadas ao adotar esse estilo de vida.

De forma geral, o processo de adaptação, a falta de opções vegetarianas e o apoio familiar são grandes problemas.

Alguns eventos comuns do dia a dia podem ser problemáticos para quem consome apenas os alimentos permitidos pelo vegetarianismo, pois é não todo local que dispõe alternativas vegetarianas.

Embora esse movimento seja bastante conhecido e praticado, ainda há muitos desafios, a falta de opções em restaurantes, barzinhos, pizzarias, para esse público, principalmente em cidades pequenas, é muito grande.

Também há a questão de que a pessoa que decide viver esse estilo de vida acaba sofrendo com os comentários negativos de família e amigos, já que o vegetarianismo é interpretado como “frescura” pela massa.

Portanto, o vegetariano deve entender que ele vai se deparar com essas situações no seu dia a dia.

Qual a diferença entre o vegetarianismo e o veganismo?

Além da dieta do vegetariano, que como explicado previamente, exclui o consumo de carne, leite e ovos (em alguns cenários), há a dieta da pessoa vegana.

Logo, essa pessoa não pode comer carne, ovos, leites e qualquer tipo de derivado.

O veganismo também é um estilo de vida, um movimento político, nenhum produto cuja origem é animal pode ser utilizado por essa pessoa, como produtos de beleza, vestuário, etc.

Se o cardápio do vegetarianismo já é restrito, o do vegano é um desafio ainda maior. No geral, ambos casos possuem o objetivo de ajudar os animais, a saúde própria e o meio ambiente.

Vegetarianismo como começar

Quais os benefícios e vantagens de ser vegetariano?

Há muitos benefícios e vantagens em ser vegetariano, a pessoa que adota essa dieta, seguramente, irá colher diversos pontos positivos em sua jornada de vida.

Os principais benefícios proporcionados por esse movimento são:

  • Diminui a possibilidade de contrair alguma doença cardíaca, já que o vegetariano não terá massa corporal elevada ou sofrer com a diabetes;
  • A longevidade da pessoa que é vegetariana restrita é muito maior do que pessoas que incluem carne na dieta;
  • O vegetarianismo contribui muito para o meio ambiente, adotar essa dieta acaba contribuindo muito contra o efeito estufa, mais do que deixar de andar de carro;
  • Facilidade no processo de controlar o próprio peso;
  • Melhora de forma significativa o funcionamento do intestino, pois é uma dieta que acaba se baseando em fibras;
  • Mantem a saúde da pele, dos cabelos e das unhas.

Viu só como os benefícios do vegetarianismo são ótimos? Estudar como adotar esse estilo de vida é essencial.

Como começar a ser vegetariano?

Pode parecer complexo a adoção das práticas do vegetarianismo, contudo, há algumas dicas para facilitar essa pratica, veja só:

  1. Comece aos poucos, diminuir a quantidade de carne na dieta até eliminá-la de vez é uma estratégia para se dar bem com a adaptação;
  2. Investir em pratos saborosos é uma boa ideia para entender que também há opções gostosas que não envolvem nada de origem animal;
  3. Busque ajuda e o auxílio do nutricionista para conseguir se adaptar nessa jornada.

Essas são as principais dicas para que não sabe como começar no vegetarianismo e deseja mudar de vida. Para saber mais, acesso o link → Alimentação Orgânica