Skip to content

Planta Cúrcuma – Conheça a verdade sobre ela!





Fique por dentro do universo da planta cúrcuma.  A cúrcuma ou açafrão-da-terra como também conhecida, é uma planta que veio do continente asiático, utilizada com mais frequência especialmente na Índia, mas que já é bastante difundida aqui em nosso país.

Isso porque, a partir da raiz da planta é possível extrair um condimento  que  ajuda a realçar os sabores dos alimentos e deixá-los com uma cor mais intensa. Mas você sabia que além de ser um excelente condimento para ser utilizado nos alimentos, a cúrcuma também oferece inúmeros benefícios à saúde?

Saber como usar este condimento no seu dia a dia é fundamental para promover uma melhora na qualidade de vida. E se você ainda não conhece, no artigo de hoje, nós vamos falar mais a respeito desse assunto. Ao longo desta leitura vamos falar sobre a planta cúrcuma e para que serve, como cuidar e quais os principais benefícios que ela proporciona.




Se você quer saber mais a respeito desse assunto, não deixe de acompanhar nosso artigo até o final, aqui iremos responder as maiores perguntas dos nossos leitores, mas atenção este site não é oficial ou não tem ligação com nenhuma instituição, nosso objetivo é auxiliar os nossos leitores, divulgando informações de domínio público as quais são encontradas na internet, em sites oficiais e na imprensa.

Confira agora quais são as maiores dúvidas:

Onde encontrar a planta cúrcuma?

planta cúrcuma como cuidar
Planta Cúrcuma – Conheça a verdade sobre ela!

A cúrcuma é uma planta de folhas longas e compridas. Para quem deseja fazer o plantio em casa, por exemplo, as mudas podem ser encontradas em lojas especializadas em venda de plantas e jardinagem. Em forma de condimento, é possível encontrar a especiaria em lojas especializadas na venda de produtos naturais, em supermercados, em feiras, entre outros locais.



Como é produzido o condimento?

A raiz da planta possui um formato bastante semelhante ao do gengibre, vale a pena ressaltar que, inclusive, as raízes fazem parte de uma mesma família. No entanto, tem uma coloração mais alaranjada ou amarelada quando comparado ao gengibre.

Para transformar essas raízes em um condimento, elas devem ser colhidas, posteriormente elas passam por um processo de secagem e devem ser moídas. Sobre a planta cúrcuma, quando a raiz já está em formato de especiaria, ela pode ser utilizada de diferentes formas.



Para que serve a planta cúrcuma?

A planta possui diversas finalidades e pode ser usada:

  • Como condimento: Usada na preparação de alimentos, chás entre outros;
  • Fins medicinais: Pode ser usada como um uma forma natural de minimizar sintomas ou tratar doenças;
  • Como corante: Ela tem uma tonalidade meio amarelada ou alaranjada e, por isso, também pode ser utilizada como corante;
  • Planta ornamental: Algumas espécies de planta cúrcuma são ornamentais, pois possuem folhagens e flores muito bonitas e podem ser cultivadas para fins decorativos.

A cúrcuma é uma planta medicinal? Por quê?

Ao longo de muitos anos, os princípios ativos da cúrcuma vêm sendo observados tanto pela sabedoria popular, passada de geração em geração. Pela medicina alternativa e também vem sendo estudado pela ciência. Isso porque, em sua composição ela possui um princípio ativo chamado curcumina responsável por proporcionar diversos benefícios à saúde de quem consome.

Esse princípio ativo também é responsável por prevenir e tratar diferentes tipos de doenças de forma eficaz. Para quem procura uma alternativa natural para auxiliar no tratamento convencional essa, sem dúvida, pode ser uma ótima opção.

Quais os benefícios da cúrcuma para o corpo?

Como já mencionamos, a planta cúrcuma oferece benefícios à saúde e tem ação anti-inflamatória. Ela também é um poderoso antioxidante, auxilia na digestão e possui propriedades antibacterianas. Entre os principais benefícios medicinais que a planta cúrcuma pode proporcionar ao corpo estão:

  • Ajuda a desintoxicar e auxilia no tratamento de problemas no fígado;
  • Colabora com a regulação do intestino;
  • Mantém o colesterol regulado;
  • Permite estimular o sistema imunológico;
  • Contribui para melhora de problemas com inflamação na pele;
  • É um importante recurso no combate à gripes e resfriados;
  • Permite regular de glicose no caso de pacientes com diabetes;
  • Uma grande aliada na prevenção ao câncer;
  • Auxilia na perda de peso.

planta de curcuma cultivo

Como usar cúrcuma na alimentação?

Uma das melhores formas de poder incluir a especiaria no seu dia a dia é colocando nos alimentos. Ela possui um toque levemente picante e intenso, uma característica bastante marcante da culinária asiática principalmente na área indiana. Mas ela pode ser facilmente adaptada e utilizada nas preparações de receitas brasileiras. A especiaria combina muito bem com carnes vermelhas, aves, na preparação de sopas e caldos. E ajuda a dar um toque especial nos legumes.

Outras formas de consumir a cúrcuma

Além de poder colocar as especiarias nos alimentos, outras formas criativas de introduzir no seu dia a dia é fazendo chás, vitaminas ou preparando bebidas especiais, que levem como um de seus ingredientes a cúrcuma. Você também pode utilizar da especiaria para dar uma cor diferenciada aos alimentos, e deixá-los uma coloração ainda mais intensa e bonita. Quer saber mais a respeito desse e de outros assuntos? Continue acompanhando os conteúdos que preparamos aqui em nosso blog e saiba mais.