Skip to content

Verdades e Mitos sobre Alimentação Orgânica!





Existem verdades que deslumbram até aqueles que adoram comprar alimentações industrializadas e existem os mitos alimentação orgânica que fazem com que as pessoas desistam até de degustar essas comidas orgânicas.

Em tudo o que fazemos e em tudo o que existe há os seus mitos e verdades e, na alimentação orgânica, isso não é diferente!

Porém, o que existe sobre a alimentação orgânica não passam de vantagens ou desvantagens e as histórias estranhas e, às vezes muito ruim, podem ser mentira!

Contudo, também existe as vantagens e desvantagens da agricultura convencional, mas para que tudo fique claro, aqui nesse artigo vamos desmistificar esses mitos alimentação orgânica para que você saiba somente da verdade e possa decidir o melhor para a sua alimentação.




Descubra os mitos e verdades sobre alimentos orgânicos. Confira!

Mitos de Alimentação Orgânica: emagrecimento

Mitos e Verdades Sobre Alimentos Orgânicos
Mitos e Verdades Sobre Alimentos Orgânicos

Quando se fala em alimentação orgânica, logo nos vem à cabeça (pelo menos da grande maioria das pessoas) a facilidade de emagrecer.

Muitas pessoas imaginam que consumir alimentos orgânicos pode ajudar a emagrecer. Não é uma inverdade, mas parte desse pensamento pode ser considerado mitos alimentação orgânica.

Pois, a alimentação orgânica, de fato, incentiva ao seu consumidor a alimentar-se de coisas mais naturais e isso realmente ajuda a aqueles que desejam perder peso e ter uma vida mais saudável.




Mas, o cultivo desses alimentos para que sejam considerados orgânicos em nada faz diferença na hora da pessoa perder ou ganhar peso.

O que faz as pessoas perder peso e manter o ideal é a união de uma boa alimentação saudável (explorando frutas, legumes e verduras, por exemplo) e a prática de exercícios físicos diariamente.

Sendo mais um dos mitos alimentação orgânica ou não, o bom é manter uma alimentação saudável com produtos mais naturais e que vão fazer você perder peso de qualquer jeito.

Mitos sobre Alimentação Orgânica: tem veneno?

Este é um dos grandes mitos alimentação orgânica, pois a alimentação orgânica não tem veneno algum.




O cultivo orgânico na agricultura dispensa o uso de qualquer produto químico bem como pesticidas e adubos que podem prejudicar o meio ambiente e a saúde do homem.

Então, ao comprar os alimentos orgânicos, você levará a sua mesa produtos sem veneno algum e que podem, ao contrário disso, te trazer inúmeros benefícios a começar pela saúde.

Então, não caia nessa de veneno em alimento orgânico. Não tem! Não existe! São mitos alimentação orgânica.

Eles aumentam o risco de intoxicação alimentar?

Outra coisa que faz parte dos mitos alimentação orgânica é pensar que, só porque os alimentos orgânicos não são expostos aos venenos que matam suas pragas, então eles podem dar intoxicação alimentar a quem os consome.



Outra coisa que se deve levar em consideração, é o fato que, como não há veneno como os pesticidas nestes alimentos, então, a partir daí, já começamos a ver que esses alimentos não nos causam intoxicação alimentar.

Para o caso do primeiro parágrafo deste tópico, basta lavar bem os alimentos antes de consumi-lo para livrar por inteiro de qualquer praga que esteja tanto em seu exterior quanto em seu interior.

Para alimentos que podem ser cozidos, cozinhar em água fervendo ou em temperaturas muito alta para matar toda e qualquer bactéria que podem ser encontradas nesses alimentos.

Então, não acredite em quaisquer mitos alimentação orgânica. Isso pode te impedir de conhecer o que pode ser melhor para você!

Vantagens e Desvantagens da Agricultura Convencional

Eles podem ser consumidos sem lavar?

De jeito nenhum!

Não é porque os alimentos orgânicos são cultivados de forma mais natural que não tenham de ser lavados: alimentos orgânicos trazem doença e essa é uma desvantagem do cultivo de alimentos orgânicos.

Isso pertence aos mitos alimentação orgânica!

Mas, quais são as desvantagens do cultivo de alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos podem ter mais bactérias e outras pragas, já que em seu cultivo não há o uso de pesticidas, por exemplo.

Todo o alimento, antes de seu consumo, deve ter higienizados antes de alguém comê-los.

Por outro lado, há alimentos naturais como as bananas que podem ser consumidas sem lavar, contanto, que sua casca seja retirada e jogada fora.

Se você for, eventualmente, usar a casca da banana para fazer alguma receita de bolo ou qualquer receita que use a casca da fruta, por exemplo, deve lavar bem com água corrente e até detergente para certificar-se que não há mal nenhum em seu alimento.

Para outros alimentos, principalmente os que podem ser cozidos, cozinhar em temperaturas bem elevadas, no mínimo, por alguns poucos minutos.

Para folhas de alface, couve e outras verduras que devem ser usadas cruas para fazer saladas, por exemplo, existem produtos no mercado que podem ajudar na hora da higienização.

São os hipocloritos de sódio ou as águas sanitárias. Portanto, cuidado com os mitos alimentação orgânica e lave-os bem antes de consumi-los.

Eles precisam ser mais caros?

Infelizmente, sim! Não faz parte dos mitos alimentação orgânica, pois a mão de obra é cara e para que tudo saia no planejado, é preciso investir bem.

Os produtos orgânicos podem ser mais caros pelos motivos abaixo:

  • Seu fornecimento é limitado;
  • Os custos de produção e cultivo são caros, pois precisam de mais trabalho por unidade;
  • O processamento e o transporte também podem encarecer o produto final, pois a quantidade processada e transportada é muito pequena;
  • E como resultado da causa do último ponto acima, já que são poucos produtos, a comercialização e a distribuição são ineficientes, porque são divididos em pequenas quantidades para cada comércio.

Por outro lado, essa péssima história deve acabar: com o aumento da demanda dos produtos orgânicos, acompanhado das inovações tecnológicas e a economia de escala, devem ajudar a reduzir os custos de produção.

Não só o custo de produção como a cultivação, a distribuição e a comercialização desses alimentos orgânicos.

Os alimentos orgânicos, ultimamente, estão recebendo popularidade e fazendo com que sua demanda aumente cada vez mais deixando os preços mais acessíveis.

E, então, logo vai acabar mais um dos mitos alimentação orgânica e todos seremos felizes para sempre a consumir de maneira abundante e, ao mesmo tempo, com moderação alimentos mais naturais. E para mais informações, assista o vídeo e acesse o site → Alimentação Orgânica: