Skip to content

A Verdade sobre Jejum Intermitente que ninguém te contou!





A dieta realizada através do jejum intermitente, é uma das dietas da moda e que é praticada por artistas e personalidades do mundo business, que nada mais é do que, um intervalo maior entre as refeições. Você monta um cronograma de planejamento alimentar, com periodicidade de 8, 12, 16 ou 24 horas sem comer.

Porém, ao longo de nossa história sempre ouvimos falar de jejum ligado a preceitos religiosos, com o objetivo de alcançar graças ou de mártires tentando atingir uma causa ou um objetivo. Portanto, esse conceito do jejum, foi levado por especialistas para o mundo das pessoas que querem perder peso de forma sustentável e saudável.

Quer saber mais sobre o jejum intermitente? Então venha conosco na leitura deste artigo, que vamos lhe mostrar como ele funciona e quais as vantagens e desvantagens, conforme os tópicos a seguir:

O que é jejum intermitente?

Jejum Intermitente
A Verdade sobre Jejum Intermitente que ninguém te contou!

O conceito de jejum intermitente, é um planejamento alimentar, onde você fica sem realizar as suas refeições por longos períodos. E como você fica longos períodos sem comer, você gasta a sua reserva de gorduras para suprir essa ausência de comida.




Portanto, conforme já comentamos, existe o jejum intermitente 16h, de 08, 12, 24 horas e até de uma semana inteira. Nestes intervalos, você pode se alimentar de água natural ou de água saborizada feita com alguma fruta não calórica.

Porém, o mais importante de qualquer dieta, é que ela seja boa para sua saúde física e mental e que seja acompanhada de um profissional de saúde, onde os conceitos de uma alimentação equilibrada nutricionalmente, sejam a base dessa dieta.

Quem realmente pode fazer jejum intermitente?

Qualquer pessoa com orientação de um profissional da área de saúde, como um nutricionista ou um endocrinologista, pode fazer o jejum intermitente. É ele quem vai definir se a saúde do seu organismo, pode adotar este tipo de dieta. Pode ser um jejum intermitente para iniciantes, com intervalos de 6 horas ou para os mais radicais, de 24 horas por exemplo, sem se alimentar.




Porém, existem algumas restrições para pacientes portadores de doenças como diabetes, hipertensão, câncer, pessoas que tenha problemas de distúrbios alimentares, crianças, gestantes, lactantes e idosos acima de 60 anos.

Lembrando a você que, não deixe de consultar um profissional de saúde, antes de começar qualquer dieta.

Quais são os benefícios reais do jejum?

O jejum intermitente emagrece para a grande maioria das pessoas que adotam esse planejamento alimentar, sem a perda de sua saúde. Existem estudos que comprovam que, ao começar a fazer o jejum intermitente, suas taxas de glicerídeos e colesterol baixam, você melhorara a sua imunidade, potencializa a desintoxicação do seu organismo, além de melhorar a sua disposição e agilidade mental.




O segredo para que qualquer dieta seja benéfica, é que durante o período em que você possa de alimentar, você o faça de coisas saudáveis, como frutas, legumes, vegetais, carnes magras e faça um exercício físico.

Porém, lembramos que ficar longos períodos sem se alimentar, só é recomendável para pessoas saudáveis e com acompanhamento de um profissional da área.

Como começar o jejum intermitente passo a passo?

Para você começar um jejum intermitente passo a passo, você deve procurar um profissional da área de saúde, como nutricionista ou endocrinologista, para verificar se este tipo de dieta, tem aderência com o seu estado de saúde atual.

Uma vez verificada a sua saúde através de anamnese e exames clínicos, este profissional pode lhe indicar, qual tipo de periodicidade do jejum intermitente se adequa ao seu perfil, com objetivo de perda de peso e melhoria de sua saúde, sendo que os mais comuns são:

  • Jejum intermitente de 16 horas: Significa ficar sem se alimentar por 16 horas do seu dia. Por exemplo, você janta as 21 horas e só vai comer novamente as 13 horas do dia seguinte.
  • Jejum intermitente de 24 horas: Você se alimenta as 7 horas da manhã de um dia e só volta a comer as 7 horas do dia seguinte.
  • Jejum intermitente de 36 horas: Você fica um dia inteiro sem comer e mais a metade do dia seguinte.

Um dos riscos desta dieta, é que ao final do período do jejum intermitente, você comece a comer feito um louco de tudo que encontrar pela frente e desequilibre todo o esforço realizado ao longo do jejum.

No período permitido para a alimentação, você o faça de coisas saudáveis, como frutas, legumes, vegetais, carnes magras e faça um exercício físico

Como quebrar um jejum intermitente?

O jejum intermitente é uma dieta que consiste em ficar longos períodos sem alimentação. Conforme já comentamos existem períodos de até 36 horas seguidas. E aí, o que fazer quando a fome apertar e seu relógio biológico começar a pedir por socorro? Pois bem, vamos lhe passar umas dicas que irão lhe ajudar a quebrar esse jejum, sem que com isso, você interrompa a sua dieta:

  • Durante o período em que é proibido comer, beba bastante água, se mantendo hidratado. Pode também beber chás, água saborizada e café preto. Nada de açúcares e nem de alimentos calóricos.
  • Quando chegar o momento de fazer a sua refeição, procure comer alimentos leves e saudáveis. Não coma alimentos industrializados. Desembale menos e descasque mais! Faça refeições low carb, rica em proteínas, gorduras boas, vegetais, folhosos e legumes.

Se você quebrar esta fase, comendo alimentos calóricos, gordurosos e cheios de carboidratos, todo o seu esforço será jogado no ralo. Lembre-se que o seu organismo irá se acostumando aos poucos com esses intervalos sem comida e que com o passar dos dias, tudo ficará mais fácil!

Quais os resultados do jejum? Em quanto tempo?

Os resultados obtidos por qualquer dieta, vai variar de pessoa para pessoa. Irá depender da disciplina usada durante o regime, do metabolismo do organismo e principalmente da força de vontade de emagrecer ou não de cada um.

Com o jejum intermitente não é diferente, pois você pode optar por períodos diferentes de ausência de alimentação: 6, 8, 12, 16, 24 e até 36 horas. Segundo os especialistas e depoimentos de pessoas que praticam este regime, os efeitos começam a aparecer logo na primeira semana.

Lembramos que este tipo de dieta, lhe deixa muito tempo sem os alimentos necessários para o equilíbrio nutricional do seu carpo e por isso, principalmente nos primeiros dias do processo, você pode sentir fraqueza, dor de cabeça e tontura.

Jejum Intermitente emagrece

Quais os horários de um jejum intermitente?

Conforme já comentamos nos tópicos acima, existem estudos e teses de que o jejum intermitente é benéfico para a saúde.

Está comprovado que ele pode ajudar a diminuir a ocorrência de diabetes e AVC. Além disso, ele contribui também para a melhora dos níveis da insulina, reduz os níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos. E o que é mais importante para quem busca emagrecer: diminuição da gordura corporal!

Portanto, se você deseja receber os benefícios dessa dieta, você deve observar qual hora do dia, seu organismo gasta mais energia. Pois será nesse horário que você deve fazer a sua refeição. Seja ela antes de iniciar o período sem se alimentar ou o período que irá terminar.

Normalmente, as pessoas começam se alimentando no horário da manhã e ficam ao longo do dia fazendo o jejum. Pois pela manhã é quando começa o seu dia e você tende a gastar mais energia e calorias do seu corpo.

Porém, lembramos que cada corpo é um organismo diferente! O que se ajusta perfeitamente ao meu, pode não combinar ao seu!

Ele realmente funciona? Saiba!

Segundo os especialistas e estudiosos do assunto, o jejum intermitente acelera o metabolismo, melhora as taxas de doenças como o diabetes, colesterol, triglicérides e ainda ajudar a melhorar a sua disposição e agilidade mental. Além de tudo isso, ainda reduz o seu peso.

Porém, não podemos deixar de lhe alertar, que como toda dieta, ela não faz milagres sozinha. Será preciso disciplina, foco e muita determinação. Lembrando que você deve procurar um profissional de saúde, como um nutricionista ou um endocrinologista. Todo plano alimentar de uma dieta deve ser personalizado ao seu biotipo e ao seu condicionamento físico.

Espero que este artigo o tenha ajudado a entender o que é jejum intermitente, suas vantagens e desvantagens. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página e aproveite o conteúdo de nosso blog: https://alimentacaoorganica.com.br/ e veja outros artigos.