Skip to content

4 Ervas Medicinais que você PRECISA ter em casa!





Conheça os benefícios das principais ervas medicinais.  Você sabia que as ervas são importantes aliadas da saúde? Embora sejam muito conhecidas, ainda existem muitas pessoas que não conhecem o poder que as ervas tem para contribuir com a saúde. Seja para melhorar o sistema imunológico, reduzir o estresse, para regular o funcionamento de alguns órgãos e até mesmo prevenir doenças, os benefícios que elas proporcionam são muitos.

Ao longo de milhares de anos, as ervas vêm sendo utilizadas como uma alternativa natural e eficaz de manter uma boa saúde. E se você procura ter uma melhor qualidade de vida, é importante ter sempre disponíveis diferentes tipos de ervas e plantas, que podem ser consumidas ou utilizadas no seu dia a dia.

Neste post, você vai conhecer as principais ervas para se ter em casa e quais os benefícios elas proporcionam. Ao longo desta leitura, você vai acompanhar também quais são as ervas medicinais e seus benefícios e os cuidados necessários para quem planeja consumir. Confira!

Quais são as ervas medicinais mais usadas?

ervas medicinais para infecção
4 Ervas Medicinais que você PRECISA ter em casa!

As ervas medicinais são importantes recursos naturais para alívio da dor e contribuem até mesmo no auxílio do tratamento de muitas doenças.




Existem diferentes tipos de ervas e plantas e, cada uma delas possuem princípios ativos naturais e eficazes para diferentes doenças. Algumas ervas e plantas amplamente utilizadas estão:

  • Eucalipto
  • Erva – cidreira
  • Capim Limão
  • Erva cidreira
  • Boldo do chile
  • Carqueja
  • Alfazema
  • Alcaçuz
  • Camomila
  • Arnica
  • Alfazema

Quais as ervas medicinais mais anti-inflamatórias?





Para quem está com problemas inflamatórios, existem tipos de ervas medicinais mais recomendadas são: Carqueja: Muito usada para aliviar a má digestão, poucas pessoas sabem, mas a carqueja é uma planta “multifunções”, que possui propriedades anti-inflamatórias que contribuem diretamente no tratamento de artrite. Alcaçuz: Um poderoso anti-inflamatório e antisséptico, o alcaçuz é um grande aliado para o tratamento de problemas pulmonares.

Quais as ervas medicinais que são calmantes?

Para aliviar a tensão e auxiliar no sono, as ervas medicinais calmantes mais recomendadas são: Camomila: A camomila é uma das ervas mais utilizadas para a preparação de chás e outras bebidas, pois possui propriedades que atuam como calmante natural. Erva-cidreira: Os óleos essenciais presentes na erva-cidreira, fazem dela uma excelente opção de erva calmante para se ter em casa.



Qual erva aumenta a imunidade?

Reforçar a imunidade é fundamental, para contribuir com a sua saúde é possível utilizar as seguintes ervas: Alecrim: Mas uma erva multifuncional, o alecrim contribui diretamente no alívio das dores de várias doenças e problemas de saúde (como contusão, hematomas e dores reumáticas). Além disso, os princípios ativos presentes na erva, ajudam também a aumentar a imunidade.

3 Ervas Medicinais obrigatórias para ter em casa!

Com a rotina intensa do dia a dia, é muito comum que você acabe esquecendo de manter os cuidados diários com a saúde. Não é mesmo? E, com isso, problemas como estresse, irritação, insônia, queda do sistema imunológico e muitos outros, podem acabar se desenvolvendo.

Ter plantas e ervas em casa, sem dúvida, pode auxiliar no alívio e redução das doenças, de forma natural. Mas pode ser que você esteja se questionando agora: “Com tantas ervas e plantas disponíveis, quais são essenciais ter em casa?” Infelizmente nem sempre é fácil ter uma vasta quantidade de ervas em casa. No entanto, existem 3 tipos de ervas medicinais muito eficientes, que realmente vale a pena você ter em casa:

  1. Alcaçuz
  2. Camomila;
  3. Alecrim;

Todas essas ervas são relativamente fáceis de serem encontradas e as ervas medicinais podem ser compradas em lojas de produtos naturais, feiras, ou em lojas especializadas. Além disso, também podem ser plantadas facilmente.

ervas medicinais para os ossos

As ervas medicinais ajudam na saúde?

Como você pode acompanhar ao longo do artigo, existem inúmeras plantas e ervas que contribuem diretamente com a saúde de diferentes formas. Algumas delas já são conhecidas em função da sabedoria popular que foi passada de geração em geração. Com o passar dos anos, muitas dessas ervas já tiveram sua eficácia comprovada pela ciência e, com isso, começaram a ser utilizadas como princípios ativos de diferentes tipos de medicações.

 Cuidado ao utilizar as ervas medicinais

Embora as ervas medicinais tenham benefícios e possam de fato oferecer resultados positivos no alívio de dores e contribuir para o tratamento de diversas doenças, como mencionamos aqui no artigo, é importante tomar alguns cuidados ao utilizá-las.

Em caso de alergias ou outros tipos de problemas de saúde em função do uso das ervas, é necessário deixar de utilizar imediatamente e buscar atendimento médico. Além disso, é importante ressaltar que as ervas não substituem o tratamento médico, elas servem como auxílio e ajudam na redução dos sintomas. Dessa forma, ir ao médico com regularidade e realizar o tratamento indicado pelo profissional é fundamental.

Gostou do nosso conteúdo? Então continue acompanhando outros artigos que preparamos para você aqui em nosso blog e, se mantenha ainda mais bem informado sobre o assunto.

Veja o vídeo: