Skip to content

Dieta Mediterrânea: Emagrecimento que seu corpo merece!





A Dieta mediterrânea tem esse nome, porque ela é oriunda de países que ficam na costa mediterrânica, como a Espanha, Grécia, Itália, Portugal e outros.

Sempre ouvimos falar que os países europeus têm uma expectativa de vida acima de outros continentes do planeta. Lá se vivem muito mais! Será que é porque eles comem de forma saudável e o mais natural possível, praticando literalmente a dieta mediterrânea?

Pois, bem! Uma dieta que é rica em frutas, vegetais, peixes, azeite e derivados do leite, regados a pequenas taças de vinho, é sucesso garantido para uma vida longa e saudável. Aliado a essa alimentação, eles ainda praticam exercícios, de acordo o condicionamento do corpo físico e da idade.

Portanto, se você quer fazer uma dieta saudável para emagrecer com qualidade de vida e bem-estar, venha conosco na leitura desse artigo, através dos tópicos a seguir, que temos dicas incríveis para você:

Mas antes de continuar, gostaria de informar aos leitores que nosso objetivo é apenas auxiliá-lo a ter conhecimento necessário e lhe equipar para decidir qual dieta é a melhor para você.

Como funciona a dieta mediterrânea?

Dieta Mediterrânea
Dieta Mediterrânea Emagrecimento fácil que seu corpo merece!

A dieta mediterrânea surgiu na década de 1950 e foi difundida pelo mundo, através do médico norte-americano. Dr. Ancel Keys, por conta de vários estudos na região, com a população local, onde ele identificou que os moradores, viviam mais e com mais qualidade de vida.




Até hoje se realizam pesquisas a respeito dos benefícios dessa alimentação e no ano de 2010, a Unesco a reconheceu como patrimônio cultural imaterial da humanidade. Quer mais?

A sua base é o consumo de alimentos frescos e naturais, evitando produtos industrializados, como a comida congelada e biscoitos recheados, por exemplo. Ela usa e abusa de bons azeites, frutas, legumes, cereais, leite e uma variedade enorme de queijos.

Ela não é somente uma dieta de perda de peso, preocupada somente com a estética do corpo físico, é estilo de vida!

A dieta mediterrânea anti-inflamatória, oferece menos riscos para doenças cardiovasculares, câncer e diabetes e ainda nutri seu organismo mais que os alimentos industrializados.

Talvez o ponto mais importante nesta dieta, seja a prática da reeducação alimentar, que passa a ser um estilo de vida, onde você come somente para se nutrir e saborear um bom prato!

O que se pode comer na dieta mediterrânea?





Na dieta mediterrânea você deve evitar os produtos industrializados. Coma mais aquilo que você mesmo descasca, corta e menos desembala. Este é o principal lema desta alimentação.

No planejamento de uma dieta rica e saudável, como a dieta dos países mediterrânicos, você deve se alimentar de peixes, frutos do mar, carnes brancas, azeites e gorduras boas, como as encontradas no salmão, sardinha, ovos e no abacate. Além de frutas e verduras frescas, leites desnatados e derivados.

Nesta dieta, também tem destaque os alimentos integrais como arroz, farinha, aveia e macarrão, pois são muito ricos em fibras, que além de alimentarem, saciam a sua fome e ajudam com o combate da prisão de ventre e controlam melhor a retenção de açúcares e gorduras no intestino.

Lembrando outro item que não falta nesta dieta: uma boa taça de vinho!




Portanto, você pode tranquilamente fazer a dieta mediterrânea adaptada ao Brasil, substituindo os ingredientes só encontrados lá fora, com os produtos locais de sua cidade ou região. Podemos começar pelos peixes, substituindo o salmão pela sardinha ou pela cavalinha. Ao invés de nozes, usar as nossas castanhas. Substituir o vinho pelo suco de uva integral.

Enfim, você pode fazer esta dieta, sem prejuízo dos resultados para a perda de peso e para a sua saúde, usando a nossa rica e farta opções de frutas, legumes e verduras.

Quais os benefícios desta dieta?

Para você saber como funciona a dieta mediterrânea, veja a seguir os principais benefícios causados por ela ao nosso organismo e na nossa mente. Ela propicia um planejamento alimentar completo, equilibrado nutricionalmente e ainda ajuda a evitar o surgimento de doença crônicas, como diabetes, colesterol, Alzheimer e alguns tipos de câncer:

  • Com a prática de uma dieta mediterrânea, você tem menos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e doenças degenerativas.
  • Essa dieta, dá sustentação ao seu corpo físico, evitando a aterosclerose e o surgimento de uma trombose.
  • Seu principal lema é: não desembale nada para comer. Descasque e corte você mesmo, pois os alimentos industrializados, são prejudiciais a nossa saúde.
  • Como ela não é uma dieta restritiva com relação aos alimentos naturais, você pode comer de tudo. Isso lhe permite variar sempre! Fazer pratos criativos, coloridos e nutricionalmente equilibrados.

Dieta mediterrânea brasileira

Quanto tempo pode fazer a dieta mediterrânea?

Saiba como fazer a dieta mediterrânea, ser a sua forma de alimentação para sempre em sua vida, sem data para terminar. Conforme já comentamos, essa dieta é mais do que perder peso e caber dentro daquele manequim que você vem sonhando a meses. A dieta mediterrânea é um estilo de vida!

Neste estilo está definido que você deve se alimentar da forma mais natural possível, comendo frutas, legumes, leites e derivados, peixes, frutos do mar, óleos de boa qualidade e principalmente não comer nada industrializado.

Essa é a dieta da eternidade! Quem pretende viver mais e com qualidade de vida, deve aderi-la agora mesmo. Porém, faça isso acompanhado por um profissional de saúde, o seu nutricionista!

Alimentação equilibrada com a Dieta mediterrânea

Tanto faz ser a dieta mediterrânea brasileira ou aquela que só usa os produtos importados, tem o mesmo efeito para o seu corpo e para a sua mente.

Alimenta-lhe equilibradamente para os conceitos da nutrição, com relação às proteínas, carboidratos, gorduras e açucares e ainda lhe ajuda a perder a peso ou manter aquilo que já está perfeito! E mais, ainda ajuda a evitar doenças crônicas, que lhe tiram a alegria de viver!

Espero que este artigo o tenha ajudado a entender como funciona a dieta mediterrânea e se ela se adapta ao seu estilo de vida.

Não perca Tempo! Entre agora na nossa página e aproveite o conteúdo de nosso blog https://alimentacaoorganica.com.br/  e veja outros artigos.