Skip to content

Você conhece a Dieta do Ovo? O que não te contaram sobre ela!





A dieta do ovo, como o próprio nome sugere, é um planejamento alimentar, com o objetivo de perder peso, se alimentando de proteínas e pouco carboidrato, comendo uma média de 4 a 6 ovos por dia. Como sabemos há alguns anos, o ovo era considerado um vilão na nossa alimentação, pois dizia-se que ele aumentava os nossos níveis de colesterol.

Após vários estudos, por cientistas no mundo todo sobre este alimento, essa percepção foi desmistificada e ele é hoje considerado, o segundo melhor alimento do mundo, só perdendo para o leite materno. Ele é um alimento completo, composto de proteínas, vitaminas e minerais.

Portanto, era de se esperar que ele ganhasse uma dieta própria: a dieta do ovo! Se você quiser saber mais sobre este assunto, venha conosco, na leitura deste artigo, pois através dos tópicos a seguir, iremos lhe passar dicas bem valiosas:

Como funciona a dieta do ovo?

Dieta do Ovo
Você conhece a Dieta do Ovo O que não te contaram sobre ela!

Nos anos 80 o ovo era considerado o vilão da gastronomia. Dizia-se que seu consumo excessivo aumentava o nosso colesterol e como consequência, éramos acometidos de doenças cardiovasculares, aumento do ácido úrico e outras doenças. Portanto, naquela época era impossível se pensar numa dieta do ovo!




Porém hoje é muito diferente! Está comprovado, através de estudos científicos, que ele é o segundo melhor alimento do mundo. Talvez por isso, tenham se criado uma dieta, com o objetivo de perder peso em pouco tempo. A seguir iremos listar os principais pontos sobre a dieta do ovo cozido, seja ela em forma de omelete ou estrelado:

  • Seu princípio é a introdução de 4 a 6 ovos por dia. Dê preferência comê-los antes das duas principais refeições, café da manhã e almoço. Com a proteína do ovo, você se sacia e come menos na refeição.
  • Os outros ingredientes dessa dieta são pobres em carboidratos e em alimentos calóricos. Você complementa com folhas, frutas, grãos, vegetais, raízes e outros alimentos saudáveis.
  • Por ser uma dieta restritiva, aconselha-se a fazê-la somente por duas semanas seguidas.

Porém, devemos alertá-lo de que, qualquer dieta, seja a do ovo, jejum intermitente, low carb, deve ser acompanhada de um profissional de saúde, como um endocrinologista e um nutricionista. Pois além do acompanhamento, este profissional, irá realizar exames clínicos para avaliar se esta é a melhor dieta para você!

A dieta do ovo vale a pena?





Qualquer dieta, mesmo a dieta do ovo, que faça você emagrecer preservando a sua saúde física e mental, vale a pena, pois o mais importante de uma dieta, é que ela não seja restritiva e que quando você suspenda a dieta, você não engorde o dobro, o chamado efeito sanfona.

Portanto, cada organismo deve ter um planejamento alimentar adequado ao seu perfil etário, estilo de vida e saúde física. Junto com um nutrólogo e um endócrino, você vai encontrar o seu.

Você pode estar se perguntando agora: a dieta do ovo emagrece quantos quilos numa semana? Não existe uma resposta correta. Depende de seu organismo e se você faz uma atividade física, por exemplo. Encontramos artigos que falam em emagrecer até 8 quilos numa semana. Quando o ideal, orientado pelos nutricionista, é uma perda de até 2 quilos por semana.

Por isso tenha cuidado e procure se cercar de um profissional de saúde, quando você decidir perder peso.

A dieta do ovo emagrece de verdade?





O princípio da dieta do ovo é você se alimentar de ovos, fonte de proteína, antes das principais refeições. Pois assim você se sente saciado e come bem menos quantidade da sua refeição. Por ser um planejamento alimentar “carregado” de ovo, aconselha-se a fazer somente durante 07 ou 14 dias.

Além disso, essa dieta orienta o complemento das refeições de produtos low carb, baixo teor de gordura e que você faça uma atividade física. Dessa forma, algumas pessoas conseguem sim, perder peso.

Porém, aconselhamos que você se cerque de um profissional de saúde, quando você decidir perder peso. Não faça dieta por modismo ou por sua conta!

Quais os benefícios desta dieta?

Já se falou muito que a dieta do ovo aumenta o colesterol! Isso foi na década de 80, quando o ovo era considerado o vilão dos alimentos. Hoje ele é considerado o segundo melhor alimento do mundo. Portanto, a dieta do ovo, associado a outros alimentos e uma atividade física e por um tempo máximo de 7 a 14, pode fazer com que você emagreça.

Além de emagrecer, ela traz como benefícios o aumento da massa muscular, é rica em antioxidantes, como triptofano e tirosina e ainda ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células do corpo, pois é muito rico em selênio, zinco e vitaminas A e vitamina E.

Porém, por não ser uma dieta personalizada, talvez ela não atenda as necessidade de seu organismo e nem garanta a manutenção do peso perdido. Por isso, a melhor opção é procurar um nutricionista.

Qual o tempo máximo que posso fazer?

A dieta do ovo alface e tomate ou somente a dieta do ovo, deve ser seguida pelo período de 7 a 14 dias no máximo. É por isso que ela não serve para manter a perda de peso por períodos mais longos. Além disso, como ela tem restrições aos carboidratos, algumas pessoas costumam sentir cansaço o tempo todo e náuseas ao longo do dia.

Dieta do ovo cozido

Qual a importância de consultar um médico antes?

O profissional da saúde, deve ser o primeiro a ser consultado, quando tomamos a decisão de emagrecer, preservando a nossa saúde. É ele quem vai avaliar o nosso corpo físico e mental, através de anamnese e exames clínicos, para posteriormente indicar uma dieta para perda de peso equilibrada nutricionalmente, sem agredir o nosso organismo.

Quais os riscos da dieta do ovo?

Portanto, se a dieta do ovo ajuda emagrecer de forma rápida e por isso você decidiu fazê-la, tome cuidado com alguns aspectos, que podem trazer riscos a sua saúde, como:

  • Alergias ou intolerância ao ovo.
  • Ingestão exagerada de proteína para portadores de doenças renais.
  • Não é uma dieta personalizada.
  • É uma dieta restritiva.
  • Não garante que o peso perdido, não volte. Tem efeito sanfona.

Espero que este artigo o tenha ajudado a entender como funciona a dieta do ovo, suas vantagens e desvantagens. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página e aproveite o conteúdo de nosso blog:  https://alimentacaoorganica.com.br/ e veja outros artigos.