Skip to content

Como se comporta um consumidor orgânico?





Se você tem curiosidades de conhecer como se comporta um consumidor orgânico e no que isso pode ajudar o meio ambiente, continue lendo esse artigo.

Em tempos de mudanças de hábito, o consumo de comidas saudáveis e a comercialização de produtos orgânicos também está em alta.

Por isso, que a indústria de alimentos e até suplementos naturais não para de crescer, pois, essas pessoas que aderem a se tornar consumidor orgânico têm maior preocupação com sua saúde e a qualidade de vida.

Pelos mercados afora ou em outros tipos de vendas notamos que cada vez mais aparecem produtos novos desse gênero, aumentando, assim, o número de escolha para atender toda e qualquer necessidade.

Curiosamente, aqui no Brasil, são as mulheres que correspondem a 70% das pessoas que mais decidem sobre a compra de alimentos em sua casa.

As mulheres, em sua maioria, dão preferências a produtos que garantem muitas vantagens a saúde pelo bem de sua família e do seu também.

Isso é fato, porque estas pessoas querem garantir uma alimentação rica em nutrientes e bem longe de agrotóxicos pelo bem dos seus filhos.

Nesse artigo, vamos explicar o que é um consumidor orgânico, quais são seus benefícios, como você pode reconhecer produtos orgânicos e se é verdade que o a agricultura orgânica pode preservar o meio ambiente.




Um verdadeiro guia do consumidor orgânico mostrando o perfil do consumidor de produtos orgânicos no Brasil para você conhecer mais sobre esse mundo e se encantar com ele. Quem sabe não pertencer a ele de agora em diante?

Continue lendo esse artigo, conheça quem são as pessoas que se interessam pelo consumo de alimentos orgânicos e se fascine com essas ideias!

Qual o perfil de um consumidor orgânico?

Guia do Consumidor Orgânico
Como se comporta um consumidor orgânico?

Basicamente falando, para que a leitura não lhe fique cansativa e você possa entender mais desse mundo do consumidor orgânico, podemos dizer que há três tipos de perfis diferentes dessas pessoas.

Pelas quais são:

  • Consumidor militante e ecológico

São pessoas que são conscientes e bem informadas sobre o que quer por isso, quando vão fazer suas compras nos mercados, fazem com muita cautela e atenção.

Costumam a ler o rótulo das embalagens dos produtos, verifica se há algum selo de certificação no produto, questiona se o produto realmente foi industrializado ou não, vê se a embalagem do produto é biodegradável etc.

  • Consumidor inovador

Este tipo de consumidor orgânico procura saber se o tipo de sua alimentação pode melhorar e, quando vê que a resposta é positiva, começam a buscar novos estilos, como, por exemplo, comprar produtos orgânicos.

Pois, estes novos consumidores orgânicos tinham o costume de apenas comprar as marcas mais tradicionais nos mercados e como estas, em sua maioria, apresenta uma alimentação não saudável, eles mudam.




Isto é, buscam sempre pela tendência dos alimentos orgânicos com a intenção de melhorar sua vida e isso não é diferente na parte da alimentação.

Esta sede de inovar pode ser causada também por doenças crônicas que estas pessoas podem ter como obesidades e diabetes, por exemplo ou para simplesmente evitar a intoxicação alimentar.

Geralmente, esses consumidores de orgânicos são inteligentes e espertos, pois buscam recomendações para melhorar sua alimentação através de nutricionistas e outros especialistas.

  • Consumidor gourmet

O consumidor de alimentos orgânicos do tipo “gourmet”, é um tipo mais exigente que procura uma qualidade mais alta nos produtos orgânicos que irá consumir.

Para estes consumidores, os produtos orgânicos têm de ser bem saborosos e fresquinhos, pois estão acostumados a sempre escolher do bom e do melhor para colocar em sua mesa.

Os produtos que são processados jamais podem ter conservantes ou qualquer aditivo que se possa imaginar.

São mais exigentes que os consumidores militantes, mas ambos têm uma certa similaridade ainda que por motivos diferentes.

O que significa ser um consumidor orgânico?

Você deve estar se perguntando: “Mas o que é, afinal de contas, um ‘consumidor orgânico’?

O consumidor orgânico é um consumidor de orgânico que deseja que seus produtos alimentícios não tenham sido feitos em indústrias, que, de preferência, a embalagem dos alimentos seja biodegradável e que não tenha um resíduo químico sequer.

Quais os benefícios do consumo orgânico diário?

O maior benefício que um consumidor orgânico pode ter ao utilizar comidas orgânicas diariamente são alimentos mais ricos em nutrientes.




Por serem bem nutritivos, esses alimentos fazem um bem para a saúde do consumidor orgânico e também são mais saborosos que os alimentos tradicionais industrializados.

E, ainda por cima, valoriza o trabalho do agricultor que cuida bem de suas plantações sem usar de agrotóxicos e outros produtos químicos danosos a saúde e ao meio ambiente.

consumidor de alimentos orgânicos

Como reconhecer produtos orgânicos?

Uma forma certeira do consumidor orgânico identificar um produto orgânico é saber de sua procedência até chegar em suas mãos.



Isto é, como ele foi plantado e cuidado até chegar na mesa da sua casa.

Os produtos orgânicos são aqueles que são feitos da maneira mais natural possível, sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos ou qualquer substância sintética.

Esses produtos químicos que são corrosivos a saúde do homem e ao meio ambiente, por isso que o consumidor orgânico tende a querer estes produtos longe de sua mesa

São muito usados para que sejam os estimuladores de crescimentos dos alimentos ou para conservar estes alimentos.

A agricultura orgânica preserva o meio ambiente de que forma?

A agricultura orgânica, diferente da agricultura tradicional, tem a intenção de cuidar de suas plantações da forma mais natural possível, focando o meio ambiente e seu cliente final, o consumidor orgânico.

O maior objetivo da agricultura orgânica são os alimentos saudáveis e, para que isso aconteça, este tipo de agricultura não usa de nenhum gênero de produtos químicos para a sua produção.

Por exemplo, dentro da ideia da agricultura orgânica, o solo é tratado como um organismo vivo, diferente de uma agricultura orgânica, pelo qual o solo seria tratado de forma intensiva e com grandes extensões.

Também podemos citar que em suas plantações, na agricultura orgânica, é usado adubos orgânicos em vez dos químicos. Na agricultura orgânica são usados produtos naturais para respeitar o consumidor de produtos orgânicos.

Tudo dentro da agricultura orgânica é reutilizado como um grande ajudante em suas plantações, como os matos que nascem “sem querer” no meio das plantações. Esses matos são usados para ajudar na adubação da terra.

E, por fim, a agricultura orgânica ajuda o meio ambiente preservando a fonte de água e o solo, deixando-os livres de poluição e degradação.

Não é à toa que se tornar um consumidor orgânico tem suas inúmeras vantagens e benefícios. Para mais informações, assista o vídeo e acesse o site → Alimentação Orgânica: