Skip to content

Condimentos – Saiba a magia por trás deles!





Confira quais são os principais condimentos que irão deixar sua refeição ainda mais saudável. Quem não adora é uma refeição bem temperada, repleta de condimentos e especiarias para dar aquele toque especial, não é mesmo?

No entanto, você sabia que além de deixar os alimentos ainda mais deliciosos, os condimentos, ervas e temperos naturais tem um papel de auxiliar na nossa saúde? Conhecer um pouco mais a respeito desse assunto, é importante para que você consiga melhorar ainda mais a sua refeição e, com isso, manter uma melhor qualidade de vida.

Pensando nisso, no artigo de hoje, nós vamos falar sobre os principais condimentos essenciais para se ter em casa. E vamos explicar quais os benefícios eles podem proporcionar à saúde.  Importante ressaltarmos que este site não é oficial e não tem alguma ligação com as instituições.

Nosso artigo tem como objetivo auxiliar nossos leitores nas maiores dúvidas e assim divulgando informações encontradas na internet, agora aproveite e conheça quais são as maiores dúvidas.

Confira!

O que são condimentos?

condimentos a granel
Condimentos – Saiba a magia por trás deles!

Os condimentos nada mais são do que algumas substâncias ou temperos que nós utilizamos para realçar o sabor dos alimentos, e deixá-los ainda mais saborosos. Além de realçar ou dar um toque a mais nos alimentos, muitos dos condimentos e temperos naturais possuem até mesmo efeitos medicinais. E, com isso, podem auxiliar na melhoria da qualidade de vida e da saúde de quem consome.



Classificação dos condimentos:

Dentro do universo dos condimentos, existem uma vasta quantidade de substâncias que nós utilizamos diariamente em nossa rotina, e outras que não são muito utilizadas, mas que fazem parte de outras culturas ao redor do mundo. Todos eles podem ser classificados conforme sua aplicação e também o sabor. Veja alguns exemplos:

  • Condimentos salgados: Sal de cozinha, sal grosso, glutamato monossódico
  • Condimentos adoçantes: Melaço, açúcar, mel
  • Condimentos picantes: Pimenta calabresa, pimenta preta, gengibre;
  • Condimentos ácidos: Vinagre, limão
  • Ervas aromáticas: Tomilho, coentro, hortelã
  • Especiarias: Anis, canela, cardamomo

Além desses exemplos, existem também outras diversas categorias.



Qual a diferença entre tempero e condimentos?

Quando falamos a respeito a respeito desse assunto, muitas pessoas acabam ficando em dúvida, sobre como essas diferenças entre eles? Mas afinal, será que são a mesma coisa?  Para que você possa entender melhor a respeito do assunto, podemos dizer que os condimentos são os grupos, e os temperos são os conjuntos que fazem parte de cada grupo.

Por exemplo: Especiarias são condimentos asiáticos e que também estão presentes em outras culturas. Já o anis, a canela ou o cardamomo, são temperos que fazem parte do grupo de especiarias.  Embora haja essa diferença da nomenclatura, no dia a dia é possível utilizar em todos os termos (condimentos ou temperos), quando você pretende falar a respeito de uma determinada substância que irá utilizar na preparação dos alimentos, a fim de dar sabor a eles.



Onde os condimentos podem ser usados?

Uma das principais formas de utilizá-los, é justamente na preparação de alimentos, afinal como já mencionamos, eles ajudam a realçar e até mesmo dar sabor às comidas. Mas além disso, existem inúmeros condimentos benéficos ao organismo que podem ser utilizados, na preparação de chás, e infusões e outros tipos de preparação com uma finalidade medicinal.

Dessa forma, tanto na preparação dos alimentos como nos outros tipos de preparo é possível usufruir os benefícios dos condimentos à saúde que podem proporcionar o alívio de sintomas de algumas doenças, e atuar no auxílio no tratamento de problemas de saúde.

intolerancia a condimentos

Quais os principais condimentos para ter em casa?

Ter sempre à mão, alguns temperos na sua casa fundamental da gente vão poder pregação dos alimentos ou até mesmo naquela hora que você deseja fazer um chá, por exemplo. As especiarias: (canela, cardamomo, anis) são essenciais para deixar os alimentos com sabor mais forte e marcante. Elas geralmente costumam ser bastante utilizadas na preparação de alimentos asiáticos e árabes.

Salgados e doces: (açúcar, mel, sal) são a base da construção alimentar e, quando usados de forma cautelosa, fazem com que o gosto dos alimentos ou de outras preparações seja intensificado. Picantes (Pimenta preta, pimentão, gengibre) também são complementos essenciais para se ter em casa, pois além de tornar o sabor dos alimentos mais intensos e com gosto marcante, esse tipo de condimento auxilia também na saúde.

Quais os benefícios de usar condimentos e temperos naturais na comida?

Com a rotina intensa do dia a dia, muitas pessoas acabam buscando formas mais práticas de prepararem os alimentos, com isso, acabam optando por temperos vendidos prontos.

No entanto, esse tipo de substância contém uma quantidade elevada de ingredientes como corantes artificiais, conservantes e alta quantidade de sódio. Todos esses e outros ingredientes fazem mal à saúde.

A longo prazo, é possível desenvolver diversas doenças, como hipertensão, diabetes, problemas renais, cardíacos, alergia a condimentos, entre outros, em função do uso excessivo de de temperos artificiais.