Skip to content

Compota de Pêssego: faça e descubra o que está perdendo!

Aprenda como fazer a uma deliciosa receita de compota de pêssego.  Para muitas pessoas, que não tem uma certa familiaridade com a produção de doces fazer uma receita de compota caseira parece ser um grande desafio.

Curso de Conservas e Compotas Artesanais

E por isso, é comum ver pessoas que preferem comprar compotas ou doces em calda ao invés de produzir às suas próprias conservas. Se você também é dessas pessoas, que ainda tem medo de fazer compota, pode ficar tranquilo!

Pois a verdade é que fazer compota caseira é muito mais fácil do que se imagina. Você precisará apenas de alguns ingredientes, utensílios, e também e claro disposição para começar a fazer suas primeiras receitas. Para ajudar você nessa missão de fazer uma compota caseira de pêssego, nós desenvolvemos este artigo.

E ao longo desse conteúdo, você vai poder acompanhar quais são os ingredientes necessários, o modo de preparo. E também quais tipos de acompanhamento vão bem com a compota, entre outras informações interessantes. Se você quer saber mais sobre este assunto, sugerimos que você não deixe de acompanhar todo nosso conteúdo até o final.

Confira:

Quais ingredientes de uma Compota de Pêssego?

compota de pessego com caroço
Compota de Pêssego: faça e descubra o que está perdendo!

Quer começar a fazer uma deliciosa compota de pêssego, mas tem dúvidas como: Quais ingredientes de uma Compota de Pêssego? Fica tranquilo (a), nós vamos ajudar você. Fique atento (a) nesses ingredientes e comece agora mesmo a sua recita. Para fazer uma compota de pêssego, você precisa separar os seguintes ingredientes:

Curso de Conservas e Compotas Artesanais

  • 1 kg de Pêssego, de preferência mais maduro;
  • 500 ml de Água
  • 400 gramas de Açúcar

Quais utensílios você irá precisar?

Além dos ingredientes, você também precisará de alguns utensílios. Como uma panela média ou grande, uma faca comum. Um recipiente de vidro com tampa, para que a compota de pêssego seja armazenada. Lembrando que este pote vidro precisa estar devidamente limpo e esterilizado.

Para esterilizar é bem simples, basta colocá-lo em uma panela e deixar ferver por cerca de 15 minutos. Depois disso, é só secar completamente o recipiente.

Como fazer uma Compota de Pêssego?

O modo de preparo da compota feita de pêssego e bastante simples. Acompanhe a seguir:

  • Lave bem os pêssegos, e corte todo entorno dele. Gire de um lado para o outro até que as partes se separem.
  • Você irá perceber que o caroço ficou preso em uma das partes, para tirá-lo é só passar a faca no entorno do caroço e em seguida puxá-lo. Faça este processo.com todos os pêssegos.
  • Depois disso, retire a casca de todos os pêssegos e coloque na panela.
  • Em seguida, insira também na panela o açúcar e a água. E deixe cozinhar em fogo com temperatura baixa, por cerca de 25 minutos.
  • Deixe esfriar e coloque sua compota no recipiente de vidro e pronto!

Cuidados que Você Precisa ter durante o preparo

O tempo de cozimento da sua compota pode variar de acordo com a fruta. Em caso de frutas mais maduras, o tempo de cozimento tende a ser menor. Assim como as frutas menos maduras, tendem a demorar um pouco mais para cozinhar.

Para saber o ponto certo, basta colocar a ponta da faca em um dos pêssegos enquanto ele cozinha. Se você sentir que a fruta está bem macia já é o momento de desligar a panela. Cuidado para não deixar cozinhando demais, para que a fruta não se fique desmanchando.

Curso de Conservas e Compotas Artesanais

Quais ingredientes extras combinam com uma Compota de Pêssego?

Quer deixar sua receita ainda mais saborosa? Então você pode adicionar outros tipos de especiarias em sua compota de pêssego ingredientes, como cravos da índia ou canela em pau. Você também pode substituir o açúcar refinado, por açúcar cristal. Outra sugestão é colocar ameixas, ou abacaxi no final da preparação da compota para dar um gosto diferenciado.

Mas você também pode aproveitar para abusar da criatividade, e fazer novas combinações de ingredientes para incrementar ainda mais sua compota.

pessego

Esta compota combina com queijos e vinhos?

Uma questão que costuma gerar muitas dúvidas, é justamente em relação às combinações que podem ser feitas com o pêssego. E o queijo e o vinho são duas ótimas combinações, que ajudam a potencializar o sabor da compota.

Pratos como creme de queijo coberto com calda, o queijo partido e colocado juntamente com os pedaços de pêssego. Ou ainda, uma calda de vinho com a compota de pêssego.

Quais os benefícios de comer uma compota de fruta?

O pêssego oferece diversos benefícios saúde como auxiliar na perda de peso, tem alto teor de antioxidantes, ajuda melhorar o sistema imunológico e controlar a pressão. Além de ajudar na constipação.

E quando preparado de forma caseira a compota de pêssego tem sabor mais intenso, e é ainda mais deliciosa e saudável, pois não são inseridos em seu preparo corantes, aditivos e conservantes.

Como você pode ver, fazer compota de pêssego em calda é bastante simples. Então aproveite as nossas dicas e comece a fazer suas primeiras receitas o quanto antes.

Aqui em nosso blog, você também pode acompanhar outras receitas deliciosas e saudáveis não deixe de conferir.

Curso de Conservas e Compotas Artesanais

Veja o vídeo: