Eu não sabia que existe carboidratos bons, sempre acreditei que deveríamos evitar qualquer carboidrato, contudo, estava errado sobre isso, pesquisei melhor sobre esse assunto e descobri coisas que você também deve saber. Como ia dizendo, descobri que carboidratos bons existem e isso mudou a minha vida, fez com que eu perdesse o medo desse tipo de alimentos.
Ao fazer minha pesquisa, entendi que as opções com carboidratos considerados bons são essenciais para o dia a dia e fáceis de ser inseridas em minhas refeições. Além disso, também consegui compreender quando consumir esse tipo de alimentos, quais são os que devo evitar, como eles agem no nosso corpo e muito mais. Que tal ler os tópicos a seguir? Acho que esse conhecimento também mudará sua perspectiva sobre esse assunto, portanto, leia o artigo com atenção.
Mas antes, é necessário que o leitor saiba que, todas as informações contidas neste site têm como objetivo informar e educar, não temos nenhuma intenção de substituir as orientações de um profissional médico ou servir como orientação para qualquer tratamento.
Boa leitura!
O que são carboidratos bons?
É importante salientar que não é tão interessante dividir os carboidratos em categoria, colocar rótulos como “ruim” e “bom” serve apenas para colocar alimentos em um espaço que acaba provocando medo em pessoas. De forma geral, os carboidratos bons são aqueles que estão em alimentos saudáveis, como frutas, grãos e legumes. Esses são carboidratos bons para a saúde, pois contém alto nível de fibras e o seu perfil de nutrientes é excelente, já que a maioria desses alimentos também acabam contando com:
- Magnésio;
- Vitaminas;
- Antioxidantes essenciais;
- Proteínas.
Portanto, são carboidratos que fazem bem o organismo da pessoa. Não há nenhuma dificuldade para encontrar esse tipo de carboidrato, facilmente você consegue inserir esses alimentos em suas refeições diariamente.
Quais alimentos possuem carboidratos bons?
Como já explicado no tópico anterior, os carboidratos bons podem ser encontrados em frutas, legumes e grãos, sendo assim, há uma grande variedade desse nutriente espalhado por aí.
Veja só algumas opções de carboidratos considerados saudáveis para você:
- Aveia;
- Batata inglesa;
- Castanhas;
- Frutas: banana, maçã, manga e morando;
- Iogurte desnatado;
- Pão integral;
- Arroz;
- Batata doce;
- Beterraba;
- Feijão preto;
- Grão de bico.
Não precisa ter medo na hora de consumir esses alimentos, o importante é que esse consumo seja realizado com cautela e acompanhamento de algum nutricionista. É interessante que são carboidratos bons para almoço, janta ou qualquer refeição e podem ser encontrados com bastante tranquilidade, são alimentos do dia a dia da maioria dos brasileiros.
Quando ingerir este tipo de carboidrato?
É bastante comum ficar em dúvida sobre quando consumir os carboidratos bons, entretanto, não há nenhuma complexidade para entender sobre esse assunto.
Sendo assim, algumas situações que você pode aproveitar desse nutriente são:
- Carboidratos bons antes do treino é uma boa ideia, pois eles acabam fornecendo bastante energia para o atleta, consequentemente promove melhorias em sua performance;
- Há também carboidratos bons para comer a noite, o macarrão, por exemplo, é permitido, desde que a quantidade seja correta e que tenha legumes para acompanhar;
- Os carboidratos podem ser consumidos em qualquer momento do dia, já que são responsáveis pelo funcionamento do nosso cérebro, que necessita da glicose.
O importante é que você consiga inserir os alimentos na sua dieta e que a quantidade esteja correta, desta forma, não há dúvidas de que você estará consumindo esse nutriente da melhor maneira possível.
Como os carboidratos agem no nosso corpo?
Após ser consumido, os carboidratos bons acabam se transformando em energia para o organismo, logo, irá ajudar bastante em qualquer atividade do dia, principalmente para fazer exercício físicos. Explicando de forma mais técnicas, mas sem deixar o assunto complicado, saiba que o carboidrato acaba sendo conhecido como hidrato de carbono. Isso significa que é formado por hidrogênio, oxigênio e carbono.
Sendo assim, os carboidratos agem no corpo após a liberação da glicose nas correntes sanguíneas, em linhas gerais, isso acaba acontecendo em pouco tempo após a ingestão. Desta maneira, o corpo terá a sustentação e a energia necessária para as atividades do dia a dia. Justamente por todos esses motivos que você deve apostar no consumo de carboidratos bons para a saúde na sua dieta.
Quando os carboidratos fazem mal a saúde?
Está se perguntando qual diferença entre carboidratos bons e ruins? Não se preocupe, basta entender que há algumas opções de carboidratos que acabam prejudicando mais do que ajudando. De forma geral, o carboidrato ruim é aquele que fornece muita energia rápida para o organismo, como açúcares e grãos refinados, por exemplo. Isso significa que você estará recebendo muitas calorias em sua nutrição. Entenda que tudo isso não acaba sendo uma boa troca para o seu corpo, você acaba não recebendo nutrientes por calor que poderia estar consumido. Logo, é interessante apostar apenas nos carboidratos bons, já que não fazem mal para saúde.