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Essencial: Alimentos que Contém ferro para o inverno!





Os alimentos que contém ferro são aqueles que podemos considerar essenciais para a boa saúde de qualquer pessoa, e quando não ingerido de forma correta pode acarretar vários problemas, seja pela carência ou excesso do nutriente.

Na verdade, o ferro não está classificado como vitamina, ele está na categoria de sais minerais e pode ser encontrado em vários alimentos, e no Brasil já existem programas criados pelo Ministério da Saúde para a conscientização da população quanto a sua importância na alimentação.

Infelizmente, o fator monetário muitas vezes impede de a maioria da população mais carente, consiga manter a quantidade de alimentos que contém ferro e vitamina C, que são os nutrientes fundamentais para combater a anemia, uma doença que pode levar a óbito.




Nos tópicos abaixo preparamos um verdadeiro manual sobre o ferro, que além de explicar seu real benefício, citaremos algumas dicas que como incluí-lo na alimentação, seja no inverno ou em qualquer estação do ano.

Os Alimentos que Contém Ferro são importantes para nós?

Alimentos que contém ferro
Essencial: Alimentos que Contém ferro para o inverno!

Podemos afirmar que todo o alimento pode trazer vários benefícios para a saúde de qualquer pessoa, mas no caso dos alimentos que contém ferro e vitamina C, pois os dois atuam em conjunto no organismo, é essencial para a vitalidade do organismo.

O ferro é o responsável pela formação das hemácias, ou seja, os glóbulos vermelhos, e estes, por sua vez são os responsáveis pela tramitação de oxigênio entre as outras células do organismo, isso faz com que o ferro seja fundamental para manter todas as células vivas.

Mas esse nutriente não age sozinho e como mencionamos a Vitamina C é seu maior aliado, contudo, a combinação de alimentos que contém, cobre ferro e zinco combinado ao cálcio, quando ingeridos em excesso, pode impedir a integração perfeita do nutriente.




Ou seja, tudo tem que ser em equilíbrio, pois, o ferro em excesso também pode prejudicar qualquer pessoa, mas esse fato ocorre quando a ingestão é por via medicamentosa e que pode causar problemas coronários e estomacais.

Portanto podemos afirmar, sem sombras de dúvidas, que é fundamental introduzir os alimentos que contém ferro para bebe, pois só assim a criança pode estar com seu organismo trabalhando em sua plenitude, o que aumenta a imunidade e melhora o desenvolvimento como um todo.

Quais os Alimentos que Contém Ferro para anemia?

Para facilitar, confira a lista de alimentos que contém ferro e que não podem ficar de fora das compras no supermercado:

  • Vegetal verde-escuro:

Brócolis, agrião, espinafre, rúcula, couve.

  • Oleaginosas:

Castanhas em geral, amêndoas, nozes.

  • Leguminosas:

Feijões, ervilhas, lentilhas.

  • Cereais:

Alimentos integrais, cevada, trigo natural, cevada, aveia.

  • Gema de ovo:

Além do ferro, contém vitaminas do complexo B, A, e D, mas também é rica em cálcio, portanto deve ser consumida com moderação.

  • Beterraba:

Que deve ser consumida crua.

  • Carnes vermelhas e peixes:

Fontes de ferro animal, mas devem ser consumida com moderação e sem gorduras.

Esses são os principais alimentos ricos em ferro heme, os de origem animal, e não heme, que estão em maior concentração nos cereais, vegetais e outros, e o ideal é fazer sempre uma boa combinação entre eles.

Quais Alimentos que Contém Ferro indicados para o almoço?

Como mencionamos, para que esse nutriente atue de forma eficaz é preciso saber combinar os alimentos ricos em ferro de origem vegetal e animal, pois apesar de serem fontes de ferro os vegetais, principalmente as hortaliças, contêm muitas fibras, o que atrapalha a absorção.




Portanto o ideal é criar um cardápio com base nos alimentos que possuem maior teor de ferro, sendo que os alimentos essenciais, são, miúdos de animal em geral (coração, moela, língua), peixes, gema de ovo carne bovina, leguminosas em gela, lentilha; feijões, ervilhas.

Já os outros alimentos que têm ferro, mas que também são consideradas fontes de fibras devem estar e quantidades menores, que são, os vegetais verdes, principalmente os de folhas, como, espinafre, couve, os cereais e alimentos integrais e os cereais.

Lembrando que, algumas bebidas devem ser excluídas das refeições, como por exemplo, café, chás pretos, refrigerantes do tipo cola, leite, sendo que a melhor opção para isso seria ingerir, após a refeição sucos de frutas cítricas, devido ao alto teor de vitamina C.

E como já foi dito, os alimentos que tem ferro para anemia devem ser combinados com esse tipo de vitamina, para aumentar a imunidade e acelerar o processo de absorção do ferro no organismo.

Quais são as frutas que contém ferro?

Já quanto às frutas, o importante não é consumir apenas as que possuem o nutriente, mas sim aquelas que os especialistas consideram como coadjuvantes em todo processo, sendo elas:

  • Alimentos que contém ferro frutas:

Morango, abacate, damasco seco, coco, cereja, uva rosa ou vermelha, uvas passa, amora-preta.

  • Frutas coadjuvantes essenciais:

Todas as frutas ricas em vitamina C, como, acerola, laranja, limão, manga, mamão papaia, kiwi.

Existem várias receitas de alimentos que contém ferro, e que tal conhecer algumas combinações deliciosas e bem simples de fazer, pois, só é preciso medir os ingredientes da forma que gostar, confira:

  • Couve e acerola.
  • Beterraba, cenoura e laranja.
  • Maracujá, iogurte e salsinha, (excelente para aumentar a imunidade).
  • Espinafre, abacaxi e cenoura.
  • Brócolis, limão e couve.
  • Agrião, morango e laranja.

Esse tipo de suco é uma excelente fonte de ferro, auxilia no sistema imunológico, é refrescante, dá força ao organismo, não engorda, mas use o mel para adoçar, e é uma forma de unir vários alimentos que contém bastante ferro e outras vitaminas.

Alimentos ricos em ferro de origem vegetal

Posso comer estes alimentos todos os dias?

Sim, nada impede o consumo diário de nenhum dos citados como alimentos que contém ferro, na gravidez, ou não, sendo criança ou não, isso por que esses alimentos não contêm somente o ferro e sim muitos outros nutrientes essenciais para o organismo.



De uma forma bem generalizada o consumo de ferro por dia deve ser no mínimo:

  • Crianças até 15 anos: 1 mg por kg em peso.
  • Homens adultos: 10 mg por dia.
  • Mulheres adultas e não gestantes: 15 mg por dia.
  • Mulheres gestantes: 30 mg por dia.

Não podemos pensar somente no ferro, mas sim pensar em todas as categorias de nutrientes, como, sais minerais, gorduras boas, vitaminas de um modo geral, antioxidantes, fibras e outros, ou seja, uma alimentação que variada e equilibrada pode até mesmo salvar uma vida.

Mas não se esqueça de que cada organismo pode agir e reagir de uma forma bem diferente e principalmente as gestantes devem se aconselhar com o médico responsável pelo pré-natal, antes de consumir os classificados como, alimentos ricos em ferro contra anemia gravidez.

Quais os malefícios de ter falta de ferro no corpo?

Tudo em excesso não faz bem, e como já comentamos nos tópicos acima, a intoxicação ao consumir alimentos que contém ferro para curar anemia, raramente provocam as intoxicações, mas sim a ingestão medicamentosa.

Mas assista ao vídeo abaixo e assim você poderá esclarecer essa e outras dúvidas sobre esse excesso:

Você agora já conhece os alimentos que contém alto teor de ferro, então não deixe de ler as outras dicas saudáveis que estão em nosso blog, “Alimentação Orgânica”.