Skip to content

Tudo sobre Alimentação Vegana em um só lugar!





Deseja iniciar uma alimentação vegana, mas não sabe por onde começar? Já procurou na internet, mas não encontra um artigo completo? Seja bem-vindo ao nosso artigo, aqui você receberá todas as informações que tem buscado.

O veganismo é um estilo de vida que as pessoas escolhem para se abdicar de toda exploração, maus-tratos ou de sacrifício a animais, já que existem outros métodos de viver, sem causar sofrimento.  O termo vegano iniciou em 1944 por pessoas vegetarianas que desejavam não comer mais nada animal, inclusive derivados.

A diferença entre pessoas veganas e vegetarianas é essa. Os vegeterianos escolhem não consumir apenas a carne animal, mas podem usar e beber derivados.

O vegano que escolhe seguir esse estilo, exclui da sua vida qualquer tipo de material explorado de um animal. Na alimentação vegana, as pessoas não consomem carnes e nenhum derivado dos animais, como o leite, queijo, ovos, mel, entre outros.




No dia a dia, a pessoa não utiliza em seu vestuário peças que utilizam lã, couro, seda e pele de animais. Ele também não frequenta lugares como o zoológico, rodeios e circos. O vegano escolhe um estilo de vida que protege os animais de qualquer exploração.

Você quer saber como funciona a alimentação vegana? O que eles comem e os benefícios? Se você quer conhecer mais sobre, leia abaixo o nosso texto.

Como funciona a alimentação vegana?

Alimentação Vegana
Tudo sobre Alimentação Vegana em um só lugar!

Uma alimentação vegana faz parte de um estilo de vida que uma pessoa escolhe seguir. A pessoa escolhe excluir toda a forma de exploração e crueldade que os animais passam. Na alimentação, essa pessoa decide não comer carne animal (carne de qualquer espécie, inclusive peixes) e derivados de animais (como o mel, leite, ovos, entre outros), inclusive nos ingredientes de alimentos fabricados.




Para que uma pessoa não fique com deficiência de vitaminas e proteínas que estão presentes nesses alimentos, são introduzidos alimentos de origem vegetal com as mesmas vitaminas, permitindo ter uma alimentação saudável e balanceada. Os alimentos verdes escuros contém as vitaminas importantes, como o ferro, vitamina c e o magnésio. Com a substituição certa, não faltará nenhum nutriente para o corpo!

Alguns alimentos que são 100% veganos são: grão-de-bico, quinoa, ervilha, soja, lentilha, tofu, feijão, leite e iogurte vegetais, amendoim, aveia, arroz, quinoa, cuscuz, sementes, macarrão (consulte a lista de ingredientes antes de consumi-los, pois alguns vão ovos e leite), azeite de oliva, óleo de coco, leite de coco, cogumelos, milho, frutas, legumes e verduras.

Quem pensa que uma alimentação vegana se resume em comer só salada e verdura está errado. Existem diversas receitas na internet e várias opções no mercado para o pessoal vegano. Inclusive, já temos restaurantes 100% veganos e outros restaurantes que oferecem opções veganas em seu cardápio.

Quais os benefícios da alimentação vegana?





A alimentação vegana é rica em nutrientes. A alimentação vegana emagrece e ajuda a diminuir o nível da glicose e do colesterol. Outro benefício da alimentação vegana é a prevenção de doenças cardíacas, melhora funções renais, melhora artrite e reduz as chances de ter um câncer em 15%, de acordo com um estudo italiano divulgado pela Universidade de Florença.

Mas é preciso atenção! Caso não seja feita corretamente, a alimentação pode aumentar o peso e ter deficiência em nutrientes, como a vitamina B12, que está presente nas carnes e em outros alimentos proibidos. Por isso, consulte sempre um especialista, pois ele que poderá te passar os alimentos que não devem faltar nessa sua nova jornada.

O que substitui a carne na alimentação vegana?

Para uma alimentação vegana balanceada, um substituto da carne são os leguminosos, que são os feijões, soja, lentilha e grão de bico. São cheios de nutrientes. Outro substituto é o tofu. Também existe no mercado uma proteína de soja texturizada que se parece muito com a carne. Pode ser uma solução para quem está começando.

Alguns alimentos são repletos de proteínas e podem ser substitutos da carne, como a berinjela que pode ser feita de diversas formas e o seitan, que é uma proteína de trigo.

Existem diversas receitas que são feitas com esses alimentos, como o hambúrguer de grão de bico, hambúrguer de arroz integral com palmito, entre outros. Esse mundo é repleto de receitas para você se deliciar.

Alimentação vegana emagrece

Como começar a ser vegano?

O primeiro passo para se tornar vegano é pesquisar e entender a causa. Pesquise tudo sobre e tire as suas dúvidas. Pesquise como entender os rótulos para que ao comprar algum item, você olhe se aquele produto tem algum ingrediente de origem animal. Você deve pesquisar também onde encontrar os alimentos veganos.

Como já dissemos, para ter uma alimentação vegana rica em nutrientes e sem que você tenha déficit de alguma vitamina, o segundo passo é encontrar um profissional. Um nutricionista irá te ajudar a encontrar alimentos para que você tenha todas as vitaminas necessárias em seu corpo, e caso falte, suplementar de outras formas.

O terceiro passo é comprar os alimentos para essa nova alimentação e se arriscar em novas receitas. Pesquise novas formas de consumir esses alimentos. Você irá ficar surpreso com o que você pode fazer.

O quarto passo é encontrar pessoas na mesma jornada que você. Troque experiências! Existem blogueiros e grupos de apoio no Telegram, Facebook e Whatsapp, repleto de pessoas que estão começando e as que já são expert no assunto.

Benefícios do veganismo para o meio ambiente

O veganismo tem benefícios para o nosso corpo e para o meio ambiente. Para se ter uma ideia, 193 animais são mortos pela pecuária brasileira em apenas um segundo. Fora o desmatamento que é feito para se criar pastos. De acordo com a ONU, a agropecuária é responsável pelo uso de 70% de água, um desperdício enorme.

O veganismo luta para que isso não seja feito! Uma das mais efetivas maneiras de reduzir um grande impacto no nosso planeta.

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre alimentação orgânica, convidamos você para ler os nossos artigos em nosso blog → Alimentação Orgânica, boa leitura!