Skip to content

Alimentação Cetogênica – Tire todas as dúvidas imediatamente!





Neste artigo você irá conhecer tudo sobre: O que é alimentação cetogênica? Quem pode fazer esse tipo de alimentação? Quais os benefícios? Quais são os passos de uma alimentação cetogênica? Tudo aqui neste artigo.

Você tem uma boa alimentação? Grande parte da população não tem! Boa alimentação não é fazer dieta e tentar emagrecer. Uma boa alimentação é comer produtos bons para o nosso corpo, não se empanturrar de fritas, besteiras e produtos refinados.

Às vezes pela correria ou pelo dia abarrotado, as pessoas preferem comer um fast-food ou um lanche rápido, do que almoçar calmamente uma comida mais natural, sem nenhum tipo de fabricação. E é por isso e outros motivos que grande parte da população se encontra obesa, com uma saúde ruim.

Nos últimos 10 anos, a população obesa cresceu 60% aqui no Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar.




Se você quer ter uma alimentação melhor e emagrecer, nós vamos explicar um estilo alimentar que já é muito conhecido, que é a alimentação cetogênica. Leia o nosso texto abaixo e aprenda a comer melhor!

Mas antes de continuar, gostaria de informar aos leitores que nosso objetivo é apenas auxiliá-lo a ter conhecimento necessário e lhe equipar para decidir qual dieta é a melhor para você.

O que é alimentação cetogênica?

Alimentação Cetogênica
Alimentação Cetogênica – Tire todas as dúvidas imediatamente!

A alimentação cetogênica iniciou em 1920, após um médico americano criar para um tratamento de combate a crises de epilepsia, doença que causa convulsões. Com a criação de remédios anticonvulsivantes, a técnica foi sendo esquecida para o tratamento de epilepsia.




Muitas pessoas querem saber o que é alimentação cetogênica. A alimentação reduz a maior parte dos carboidratos da alimentação, aumenta a ingestão de gorduras e modera a ingestão de proteínas. Essa alimentação pode até ser confundida com a alimentação low carb, mas com algumas diferenças, já que há um grande aumento das gorduras.

Em alimentação dieta cetogênica, 70% dos alimentos são gorduras, 25% são proteínas e até 5% são carboidratos, mas pode mudar de acordo com o seu tipo físico, sexo, peso e altura.

Para o nosso corpo funcionar, o nosso corpo utiliza a glicose, encontrada no açúcar e nos carboidratos, para ter energia.

Sem a ingestão desses, a produção de energia muda – ação chamada cetose – e o corpo queima a gordura para utilizá-la como fonte de energia.  Assim, permite o emagrecimento , já que o corpo vai começar a queimar a gordura que já tem e a que está sendo ingerida.

Os alimentos permitidos são: carnes, frango, ovo, bacon, linguiça, peixe e frutos do mar, óleos, manteiga, grãos (avelã, amendoim, amêndoas), alguns legumes e vegetais (alface, couve, cebola, brócolis, pepino, pimentão, espinafre, entre outros), queijos, frutas (morango, amora, framboesa, cereja, abacate, coco), água e bebidas sem açúcar.




Os alimentos proibidos nessa alimentação são: as massas, paes, doces, arroz, bolos, biscoitos, cerveja, farinhas, leguminosas (feijão, lentilha, soja, ervilha), sucos, algumas frutas (maçã, banana, manga), milho, batatas, açúcar e bebidas alcoólicas.

Quem pode fazer a alimentação cetogênica?

A alimentação cetogênica é indicada para obesos. Alguns especialistas ainda indicam para o tratamento de algumas doenças neurológicas, pois a alimentação produz uma melhora clínica em alguns casos.

A dieta não deve ser feita por idosos, crianças, grávidas e nem mulheres lactantes. Em pessoas com hipertensão, diabetes, problemas no rins ou no fígado, devem primeiro passar com o médico para a liberação.

Quais os benefícios deste tipo de alimentação?

A alimentação cetogênica tem diversos benefícios. Quando inserido gorduras boas, que são gorduras de origem animal, a alimentação reduz o apetite e ter mais saciedade.

Para quem tem diabetes, a alimentação é indicada pois tem baixo teor de insulina. Lembrando, sempre consulte seu médico, pois a alimentação pode também trazer riscos, como a hipoglicemia!

Quais são os passos de uma alimentação cetogênica?

Para iniciar a alimentação cetogênica, você deve iniciar pesquisando tudo sobre a alimentação, para não ficar com dúvidas e cometer erros. Sempre procure um especialista, como um nutrólogo ou um nutricionista, pois só ele poderá te passar uma dieta correta e todos os passos que você deve seguir.

Você também deve ter em mente que não poderá ter em casa, o que não for da dieta, já para não cair em tentação. Comece aos poucos a dieta, pois o corpo precisa se adaptar. No começo, pode ocorrer um mal-estar, cansaço, dores de cabeça, tontura, sono, irritação e até insônia.

Alimentação dieta cetogênica

Pode fazer isso por muito tempo?

Consulte o seu especialista para indicar por quanto tempo você poderá fazer essa dieta, pois irá mudar de pessoa a pessoa.

A alimentação cetogênica ainda não tem estudos que comprovam os efeitos de longo prazo, por isso, indicamos que você converse com o seu médico ou que consulte um nutricionista para verificar a possibilidade de fazê-la por muito tempo!

Alguns especialistas não indicam a cetogênica, pois pode haver um aumento do colesterol no período inicial, dores de cabeça, mal-estar, constipação, deficiência de vitaminas, entre outros problemas.

Pós dieta cetogênica, o que fazer?

O emagrecimento na alimentação cetogênica é o item que faz a ser mais buscada, mas ao sair da dieta é preciso de atenção, já que ao voltar comer como antes, você pode engordar tudo de novo!

Então, a alimentação após dieta cetogênica não deve ser uma volta ao mundo dos carboidratos.

Procure um especialista para te ajudar a iniciar uma alimentação balanceada, para que não ache todos os quilos perdidos com a cetogênica.

Gostou desse artigo? Quer saber muito mais sobre Alimentação orgânica, leia nossos artigos no nosso blog → Alimentação Orgânica e fique bem informado.