Skip to content

Ovos Orgânicos – Sua Saúde em Primeiro Lugar!





Os ovos orgânicos são ricos em proteínas e nutrientes que contribuem para a saúde. Quem não gosta de um ovinho, combina com muitos pratos, presente em diversas receitas doces ou salgadas.

Esse coringa da cozinha já foi muito mal falado, isso porque na sua composição é possível encontrar um teor elevado de colesterol, contudo, estudos recentes identificaram a presença no ovo de uma substância que interfere na absorção do colesterol no processo digestivo, a lecitina.

Que boa notícia para os que, como eu, são amantes desse alimento, é muito bom saber que além de gostoso, o ovo, contribui para o emagrecimento, por ter substâncias que são ótimas para a musculatura, além de vitaminas e nutrientes que fazem bem ao coração e aos olhos.




Em relação a produção do ovo podemos encontrar alguns tipos de ovos, o caipira, o de granja, ovos orgânicos e de galinhas livres.

Confira mais informações a seguir

O que são Ovos Orgânicos?

ovo caipira orgânico
Ovos Orgânicos – Sua Saúde em Primeiro Lugar!

Uma das melhores definições de ovos orgânicos que já ouvi, foi a de uma amiga que afirmava que o ovo orgânico é o ovo de galinha feliz.

Utilizando um termo mais técnico do que o da minha amiga, para ser considerado orgânico o ovo precisa ser certificado pela Ecocert e pelo Ministério da Agricultura.




O processo de produção dos ovos orgânicos envolve um ambiente natural e sustentável, um ambiente equilibrado do solo e todos os recursos naturais envolvidos.

As galinhas têm acesso à pastagem e podem circular livremente, onde, podem escolher seus próprios ninhos, recebem alimentação orgânica, como milho e soja orgânica, cultivados sem adição de fertilizantes e agrotóxicos.

Se adoecem raramente recebem antibióticos e não podem receber medicamentos que estimulem o crescimento da galinha.

Qual a diferença entre Ovos Orgânicos e Ovos Caipiras?





Os ovos caipiras possuem um processo de produção parecido com a dos ovos orgânicos, contudo, a legislação permite que as galinhas sejam confinadas em gaiolas desde que tenham pelo menos três metros de pastagem.

A alimentação das galinhas precisa ser exclusivamente de origem vegetal, sem pigmentos artificiais na composição da ração.

Já para produzir os ovos orgânicos os produtores promovem o ambiente mais natural possível, parecido com a produção de ovos de galinhas livres, o ambiente proposto na produção de ovos de galinhas livres é o mais natural possível, contudo essa prática ainda não foi normatizada no Brasil.



Contudo, a produção dos ovos orgânicos se assemelha a essa produção, porém certificada e aprovada pela legislação do Ministério da Agricultura.

Por que os Ovos Orgânicos são melhores que os outros?

Já foi provado que incluir o ovo numa alimentação saudável, promove muitos benefícios para o organismo.

Imagina a inclusão de ovos orgânicos que são produzidos pensando no bem-estar do meio ambiente e do animal, que utilizam apenas recursos naturais orgânicos e não utilizam fertilizantes nem produtos químicos que afetam o solo e saúde humana.

Consumir o ovo é saudável, consumir o orgânico é mais saudável ainda, pois todo o processo de produção é pensado para conseguir a melhor qualidade em saúde, evitando o que pode trazer doenças para a população.

Para ter o selo de ovos orgânicos o produtor precisa garantir a autenticidade de sua produção diante das normas, o que evidencia a qualidade do produto.

novos alimentos saudáveis

Onde encontrar Ovos Orgânicos?

Atualmente, com a cultura orgânica mais disseminada no Brasil e novos hábitos saudáveis sendo adotados pela população, podemos encontrar ovos orgânicos em diversos mercados, lojas especializadas e através de sites na internet.

Os preços são variados, contudo, o valor cobrado pelos ovos orgânicos é mais elevado, isso porque todo o processo de produção é um tanto mais elevado que o processo da granja, pois exige normas para caracterizar o ovo como orgânico, até para a água utilizada existe possui normatização.

Porém, se formos pensar em um ovo mais saudável para colocarmos na nossa mesa, com certeza, os ovos orgânicos são os mais indicados pois, possuem na sua composição um 1/3 a menos de colesterol, 7 vezes mais de betacaroteno, o dobro de Ômega 3 e 25% menos de gorduras saturadas quando comparado a um ovo de granja.

Como produzir Ovos Orgânicos?

Antes de mais nada para produzir ovos orgânicos é necessário garantir um ambiente natural para as galinhas circularem livremente, conseguir a certificação e utilizar apenas recursos naturais orgânicos na produção.

A alimentação precisa ser orgânica, a água precisa estar alinhada as especificações e o ambiente precisa simular o natural para as galinhas o mais próximo possível, onde podem circular e escolher seus ninhos por conta própria.

O solo precisa ser livre de fertilizantes e agrotóxicos, a alimentação deve ser orgânica e livre de corantes e hormônios que aumentem o tamanho das galinhas.

Quando adoecem as galinhas só podem ser medicadas com antibióticos em último caso e sob a orientação de um médico veterinário.

Veja uma receita de ovo mexido saudável no vídeo a seguir: