Skip to content

Panetone Artesanal – Venda o ano todo!

Fazer o panetone artesanal em casa pode trazer muitas vantagens, não só em termos de saúde, como também financeiramente, pois é fato dizer que os tradicionais vendidos no mercado estão cada vez mais caros e mais cheios de ingredientes industrializados.

Curso de Panetones Artesanais

Não é de hoje que a população mundial vem tentando mudar hábitos alimentares, e sempre surgem novidades e opções mais saudáveis para continuar aproveitando as delícias da vida, afinal, não precisamos deixar certas gostosuras de lado, basta fazer boas escolhas.

E pensando nisso, muitas pessoas com uma visão empreendedora mais aguçada estão investindo neste ramo, e já é possível até fazer um curso panetone artesanal online, onde o interessado aprende além das receitas, muitas outras técnicas de gerenciamento empresarial.

E para você que se interessou no assunto, leia com atenção todas as dicas que vamos compartilhar nos tópicos abaixo, e assim poderá não só aprender a fazer essa delícia para familiares, mas também poderá entender um pouco mais sobre como ter uma rentabilidade monetária com essa receita.

O que é um Panetone Artesanal?

panetone artesanal preço
Panetone Artesanal – Venda o ano todo!

Literalmente falando o panetone caseiro artesanal, é a versão mais saudável e gourmet desse pão de massa doce com frutas secas, ou seja, uma opção para substituir o do tradicional panetone vendido nos supermercados na época de fim de ano.

Curso de Panetones Artesanais

Existem vantagens e desvantagens para quem pretende investir nessa que e considerada uma das iguarias mais vendidas na época natalina, mas quando se trata de melhor qualidade na alimentação não se pode negar que o caseiro é o melhor.

Em uma comparação entre o panetone artesanal decorado ou não e o industrializado, as divergências mais evidentes são:

Durabilidade antes e depois de aberto.

O panetone industrializado tem um período de durabilidade muito maior, afinal de contas o produto começa a ser comercializados meses antes do Natal e ainda ficam disponíveis para venda durante um bom tempo, em contra partida, após aberto em menos de 4 dias já está endurecendo.

No caso da validade panetone artesanal, após a sua confecção o recomendado é que seja consumido em no máximo 1 mês, mas se bem guardado e ainda lacrado, pode resistir um pouco mais, em compensação sua maciez permanece por mais de 1 semana depois de aberto.

Aroma e sabor

Neste quesito o panetone industrial perde muito para o caseiro, pois existe uma receita padronizada e por mais que mude o recheio, por exemplo, de frutas para chocolate, a massa tem praticamente com o mesmo sabor, a diferença é muito pouca, mesmo de uma marca para outra.

Enquanto que a receita de panetone italiano artesanal pode ser modificada por quem a está fazendo, ou seja, ela pode ter um toque especial, um diferencial e dificilmente um produto artesanal tem o mesmo sabor ou aroma de outro.

Benefícios para a saúde

Já nessa parte, como já mencionamos não se pode nem comparar muito, pois o panetone industrial possui muitas substâncias químicas, exatamente para aumentar a durabilidade para comercialização.

Curso de Panetones Artesanais

Enquanto que um panetone recheado artesanal tem sua produção baseada na receita original, e evita ao máximo a utilização de produtos industrializados ou químicos, como conservantes e outros.

Mas para quem decide investir nesse produto, em um bom curso panetone artesanal, é ensinado que a receita da massa pode ser aproveitada para outros tipos de iguarias e que pode ser comercializado durante o ano todo, o que torna o investimento rentável.

Panetone Artesanal salgado, quais ingredientes?

panetone artesanal

Esta é uma variação deliciosa do tradicional pão com frutas natalino, que pode ser comercializado facilmente durante o ano todo, e abaixo você pode conferir como fazer o panetone artesanal passo a passo:

Nessa receita de panetone artesanal para vender ou apenas para consumo próprio, pode se tornar bem mais nutritiva se usar os vegetais de cultivo orgânico.

E se ainda não possui a sua hortinha, dê uma olhada em nosso artigo, “Por que fazer uma Horta orgânica caseira”, e tenho certeza que gostará da ideia.

panetone

Panetone Artesanal doce, quais ingredientes?

Confira agora os ingredientes básicos de uma receita tradicional italiana de panetone artesanal para vender ou mesmo para ser consumido apenas entre os familiares:

Curso de Panetones Artesanais

Apesar de ser uma receita de panetone artesanal bem simples em termos de ingredientes, mas é um pouco trabalhosa e requer certo tempo de dedicação em todo processo.

Por qual preço vender este produto?

Inevitavelmente, o valor de produto artesanal é maior que um industrializado, principalmente por que é um produto que não é feito em tão grande escala como o comum, além de ter ingredientes diferenciados e de melhor qualidade.

Para avaliar um produto como esse é preciso contabilizar todos os gastos, seja fixo que se paga mensalmente, ou os esporádicos, que são as compras de matéria prima de maior durabilidade, embalagens e os adicionais, como coberturas e outros tipos diferentes de recheios.

Mas o fato de uma receita de panetone artesanal ser livre de muitos produtos químicos, e ter uma qualidade melhor e ainda disponibilizar uma diversificação de sabores maior, justifica esse valor um pouco acima, mas que ultimamente não tem sido tão grande.

Com o que combina um Panetone Artesanal?

Existe gosto para tudo e no mundo dos sabores, o que vale é a criatividade e degustação, mas normalmente um panetone trufado artesanal ou mesmo o de frutas combina bastante com geleias e sorvetes.

Curso de Panetones Artesanais

Já aversão salgada, pode ser combina com queijos, patês e outras carnes, e no vídeo abaixo você pode conferir como é feito essa versão e que rende muito:

Como você pôde perceber investir em um curso de panetone artesanal italiano, pode valer muito a pena, e se tem o dom para culinária, acesso o artigo, “Conheça o Curso Completo de Geleia Artesanal”, e saiba como é possível conseguir rentabilidade com suas habilidades na cozinha.