Skip to content

3 Formas Simples de fazer a sua Higiene Alimentar





Todos sabemos que a higiene alimentar é um assunto muito importante, mas nem sempre a tratamos com a seriedade que ela merece. Afinal, na maioria das vezes, trata-se de um trabalho maçante, mas que pode causar grandes problemas caso não seja realizado de maneira adequada, já que várias doenças podem surgir no organismo.

Afinal, quando compramos um alimento no mercado, não sabemos exatamente de sua procedência. Ao mesmo tempo que pode vir de uma agricultura familiar extremamente zelosa, o item pode ser encaminhado por uma transportadora com poucos cuidados.

Sendo assim, caso não seja feita uma boa limpeza, ao consumirmos esse alimento podemos nos contaminar com diversos tipos de bactérias, causando sérias complicações na saúde.




Com base nisso, é necessário saber tudo sobre a higiene alimentar, as melhores técnicas e como trazê-las para a prática em seu dia a dia. Desse modo, não será difícil manter os cuidados com a sua saúde, além de uma alimentação sempre saudável e livre de elementos negativos para o bem-estar do organismo.

O que é Higiene Alimentar?

Higiene Alimentar como fazer
3 Formas Simples de fazer a sua Higiene Alimentar

Saúde e higiene alimentar nada mais são que os cuidados e tratos que temos com os alimentos, de modo a zelar pela limpeza dos itens. Através dela é que removemos as bactérias e preparamos os produtos para que sejam consumidos de maneira saudável, sem nenhum fator que prejudicará o corpo.

Nessa série de cuidados incluem-se atividades com as peças a serem consumidas e também com o cozinheiro. Ou seja, são muitos os processos que devem ser realizados até que haja uma esterilização completa e a comida fique completamente segura.

Quais são os hábitos de Higiene Alimentar?

Falar de higiene e alimentação não se restringe a apenas alguns atos para remover bactérias. As atitudes tomadas são muitas e fazem parte de um conjunto de preocupações que devemos tomar antes de cozinhar.




Caso alguma etapa seja pulada, perde-se parte da certeza de que o alimento está limpo e pronto para o consumo.

Sendo assim, é necessário seguir todas as técnicas e dicas, de modo a garantir a sua saúde e a das demais pessoas que consumirão os alimentos. Comumente, as estratégias de limpeza mais utilizadas dentro das cozinhas são as seguintes:

  • Antes de cozinhar qualquer alimento, lavar bem as mãos utilizando água e um sabão neutro;
  • Manter a pia da cozinha sempre muito limpa, jogando fora os restos de comida, pois eles possuem grandes chances de proliferar bactérias;
  • Não usar ferramentas de madeira, pois a umidade sempre presente nelas é um ambiente confortável para as bactérias;
  • Lavar os alimentos em água corrente por no mínimo 20 segundos;
  • Evitar o uso de acessórios como pulseiras e anéis, já que podem conter sujeira e passá-la aos alimentos.

Com esses passos simples, é como se você fizesse uma higiene alimentar resumida e estar sempre preparado para manter a higienização dos seus alimentos.

Quais os benefícios de ter uma boa Higiene Alimentar?

A importância da higiene alimentar não é pequena em nosso dia a dia. Ela é uma das responsáveis por manter os alimentos que ingerimos saudáveis e evitar doenças graves no organismo.




Quando temos o cuidado de lavar bem os alimentos, evitamos que agentes causadores de doenças adentrem o nosso organismo e causem problemas. Desde uma pequena gripe até gastrite e outros fatores estomacais. Assim, conseguimos ter uma alimentação saudável e sem fatores de risco ao corpo.

Além disso, outro benefício é que os alimentos bem higienizados conseguem ganhar maior potência na absorção de seus nutrientes.

Ou seja, quando limpos, aproveitamos de maneira integral todos os elementos positivos que aquela comida pode trazer aos órgãos. Assim, tem-se uma vida com mais disposição e sem falta de vitaminas.

Hábitos de Higiene Alimentar

Como tornar isto um hábito?

A higiene dos alimentos é um hábito, bem como o ato de não a realizar. Sendo assim, depois de adquirida, fica simples mantê-la como parte integrante do dia a dia, de como que a limpeza se torna automática.

Porém, não existe uma fórmula mágica para adaptá-la em sua rotina. É necessário cobrar a si mesmo de realizar todos os dias, como uma espécie de obrigação.

Caso o seu problema seja se lembrar da limpeza, uma boa dica é colar lembretes em post its nos pacotes de alimentos. Assim, cada vez que for pegá-los para a cocção, recordará de higienizá-los corretamente e terá em seu cotidiano hábitos de higiene alimentar.

Quais os materiais utilizados para uma Higiene Alimentar completa?

Sabendo de todas essas dicas de higiene alimentar, não fica difícil trazê-la para o seu dia a dia e muito menos realizá-la corretamente. No entanto, alguns materiais são indispensáveis para garantir a esterilização completa do alimento e a higienização em todos os processos. São eles:



  • Avental único e exclusivo para a cozinha;
  • Prendedores de cabelo e toucas;
  • Tábuas de vidro, que permitem a lavagem e secagem fácil;
  • Utensílios de inox ou plástico, facilmente laváveis;
  • Esponja sempre limpa e livre de bactérias;
  • Panos trocados no mínimo uma vez ao dia.

Se agora que você descobriu o que é higiene alimentar, deseja saber mais sobre o assunto, assista esse vídeo!

E para estar sempre por dentro do mundo da vida saudável, conheça o nosso site → Alimentação Orgânica

Através dele mantemos você bem informado com diversas dicas de alimentação e produtos naturais para adaptar em seu dia a dia. Clique e saiba mais!