Skip to content

3 Segredos de como vender Geleia Artesanal!

É essencial saber como vender geleia artesanal, pois atualmente esse setor do ramo alimentício vem crescendo e muito, afinal de contas o Brasil é conhecido internacionalmente pelas deliciosas compotas e geleias de frutas tropicais.

Clique Aqui e Conheça o Curso Mestre em Geleias

Praticamente toda família tem uma receita especial, mas para engessar nesse mercado e ter sucesso, não basta somente ter o dom para isso, é preciso seguir 3 regras fundamentais, que são:

  • Ter noção de gerenciamento empresarial e monetário.
  • Criar um produto diferenciado e que se destaque entre os já existentes.
  • Investir em conhecimento sobre o produto e sobre marketing.

Atualmente, já existem vários cursos que ensinam como fazer geleia artesanal para vender, onde é possível aprender desde os princípios básicos da fabricação do produto até a parte mais burocrática pela qual o interessado precisa passar para montar seu negócio.

Pensando nisso, disponibilizamos nos tópicos abaixo as principais dicas para que você que está interessado em investir no seu próprio potencial no ramo da culinária.

3 Dicas para iniciantes

como fazer geleia para vender
3 Segredos de Como Vender Geleia Artesanal!

Vamos ser bem realistas, abrir uma empresa para vender geleia artesanal, é algo que sempre passa na mente de quem já faz sucesso entre os conhecidos.

Mas este é um mercado competitivo e é preciso entender bem as 3 regras básicas que já mencionamos, então vamos lá:

Clique Aqui e Conheça o Curso Mestre em Geleias

1 – Aprender sobre gerenciamento empresarial:

Uma empresa não sobrevive se seu proprietário não tem noção de como administrar a parte mais burocrática do negócio, como por exemplo, deveres fiscais, legalidade perante os órgãos responsáveis pela comercialização de alimentícios e principalmente controle monetário.

E uma excelente dica é o curso de geleias Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), essa instituição existe exatamente para ajudar aquelas pessoas que estão começando, e dentro do roteiro já está incluso explicações sobre essa parte mais burocrática.

O ideal é ir até a sede do Sebrae da sua região, mas no site da instituição é possível ter uma noção de como é o curso, o link de acesso é: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-fabrica-de-doces-e-geleias,be587a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD)

2 – Ter um produto diferenciado:

Não basta ser bom, precisa ser algo inovador, tem que criar receitas geleias exóticas, afinal de contas em todo bairro tem uma tiazinha que faz um doce maravilhoso, e se você quer ter sucesso, seu produto tem que se destacar no mercado.

Além disso, é preciso investir na qualidade dos ingredientes que utilizar na confecção de seu produto, por exemplo, usar alimentos orgânicos e em nosso artigo, “Troque o supermercado por sua horta orgânica em casa”, você pode saber como cultivar sua própria matéria prima.

Clique Aqui e Conheça o Curso Mestre em Geleias

3 – Investir em conhecimento e Marketing.

É primordial estar sempre inovando, criando novos produtos, estar sempre atualizado com as tendências do mercado, e assim saber como fazer compotas de frutas para vender, que tenha mais qualidade e um diferencial.

Como já dizia o velho ditado, “A propaganda é a alma do negócio”, exatamente, é preciso ter uma identidade comercial, uma boa marca e saber como trabalhar na divulgação de seu produto.

Mas a principal dica para que sua fábrica de geleia de frutas tenha sucesso é ser dedicado, focado, ter objetivos concretos, fazendo cursos de aprimoramento em termos de qualidade, ou seja, investir valores e essencialmente tempo em seu empreendimento.

Quais os primeiros passos para começar?

Podemos dizer que ter capital de giro para investir na produção de geleia artesanal, é sem sombra de dúvidas o passo principal para ingressar nesse mercado, mas tecnicamente falando os primeiros passos são:

  • Aprender e definir que tipo de ambiente pretende vender seu produto, online ou presencial.
  • Realizar toda burocracia legal necessária para abrir uma empresa.
  • Fazer uma pesquisa de mercado sobre as tendências.
  • Pesquisar sobre potes para geleia, embalagens e armazenamento.
  • Pesquisar sobre a concorrência e consumidores locais.
  • Adaptar a sua geleia de acordo com as leis de controle de qualidade do setor alimentício.
  • Criar sua identidade empresarial, sua marca.

O ideal mesmo, para quem não tem noção nenhuma de como começar, seria procurar ajuda profissional de quem já está no ramo e em nosso artigo, “Conheça o Curso Completo de Geleia Artesanal”, você pode saber mais informações sobre o que é ensinado em um curso como esse.

Mas com certeza, antes de começar a seguir os passos mais técnicos, você precisa criar seu produto, ou seja, criar várias receitas geleias exóticas, mas sem deixar de lado as mais tradicionais, afinal de contas, você precisa atingir ao máximo de consumidores possíveis.

Clique Aqui e Conheça o Curso Mestre em Geleias

Como montar uma marca de Geleia artesanal?

Além de ter receitas diferenciadas, todo produto precisa ter uma identidade, uma marca, e criar um nome para empresa de geleias, e de acordo com especialistas em marketing, é preciso racionalizar alguns fatores, como por exemplo:

  • Tenha um profundo conhecimento de seu produto.
  • Não siga modismos, elabore algo que seja lembrado por muitos anos.
  • Escolha um nome simples, fácil de ler, entender e pronunciar.
  • Cuidado com palavras de duplo sentido.
  • Prefira nomes que comecem com as primeiras letras do alfabeto.
  • Pesquise sobre os nomes já existentes.
  • Seja objetivo, prefira nomes curtos e fáceis de serem lembrados.
  • Ter total coerência com o produto que lançará no mercado.

Além do nome para empresa de geleias, é preciso criar também um logotipo que seja adequado a tudo isso e ao mesmo tempo marcante, só assim é possível receber mais visibilidade no mercado e consequentemente ter mais frutos moonetários.

vender geleia artesanal

Clique Aqui e Conheça o Curso Mestre em Geleias

Como Vender Geleia Artesanal com sucesso?

Nos tópicos acima citamos vários quesitos que devem ser seguidos para ter sucesso quanto à geleia artesanal para vender, e resumindo seria:

  • Ter um produto diferenciado e de qualidade.
  • Ter um valor acessível já incluindo sua margem de lucro.
  • Investir em novas técnicas e equipamentos para fazer geleia.
  • Saber trabalhar bem a parte de divulgação do produto.
  • Crie uma embalagem atraente.
  • Ter um controle monetário bem gerenciado.

Pesquise para saber o que as pessoas sentem ao consumir seu produto, pois, para estar entre as geleias mais consumidas, é essencial saber o que mais agrada ao consumidor e fazer as mudanças quando necessário.

Como Vender Geleia Artesanal pela internet?

A internet veio para expandir qualquer negócio, pois independe do local de produção e atualmente saber como vender geleias online chega a ser considerado essencial, não só no ramo de geleias, mas para qualquer empreendimento.

E isso pode ser feito de 2 formas:

Venda direta:

Neste caso o produto é vendido de uma forma mais informal, onde a pessoa divulga o produto em redes sociais, por exemplo, e o interessado entra em contato, e podemos dizer que muitos começam suas vendas dessa maneira.

Loja virtual:

Já neste caso a venda é toda automatizada, e é necessário a implementação de uma plataforma de vendas online, e além do curso de geleia artesanal, o Sebrae também disponibiliza muitas informações sobre como abrir uma loja virtual.

Clique Aqui e Conheça o Curso Mestre em Geleias

E essas informações podem ser acessadas pela página:

  • https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/videos/saiba-como-abrir-uma-loja-virtual-de-sucesso,4a8f19f55cd89510VgnVCM1000004c00210aRCRD

No vídeo abaixo é possível ter uma breve explicação de como todo o procedimento é feito, confira.

Agora que já sabe como montar uma loja de geleias, nos conte como estão sendo suas vendas, e continue se informando sobre a importância de uma boa alimentação lendo os outros artigos do “Alimentação Orgânica”.